RELAÇÕES POLÍTICAS, SOCIAIS E ECONÔMICAS ENTRELAÇADAS, ELEVADO FLUXO INTERFRONTEIRIÇO DE INFORMAÇÕES, MERCADORIAS E PESSOAS, PRODUÇÃO COLETIVA DA CIÊNCIA, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E ENCURTAMENTO DE DISTÂNCIAS GEOGRÁFICAS SÃO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS QUE REPRESENTAM O MUNDO GLOBALIZADO. EMBORA ESSE CONTEXTO SEJA RECENTE, A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO É UM FENÔMENO ANTIGO E RELACIONADO AO MEIO UNIVERSITÁRIO. NESSE SENTIDO, HÁ POUCO ESTUDO CIENTÍFICO E POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PORTANTO, ESTE ARTIGO DEMONSTRA AÇÕES INTERNACIONAIS PRATICADAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL DE NÍVEL MÉDIO E PROFISSIONAL E APRESENTA OS PROGRAMAS DE MOBILIDADE E ESTÁGIO INTERNACIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL. ESTE ARTIGO ADOTOU COMO METODOLOGIA A ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL E SE FUNDAMENTOU NO PRINCÍPIO TEÓRICO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL. COMO REFLEXÃO, O ESTUDO DIALOGA SOBRE A EXPERIÊNCIA DA INTERNACIONALIZAÇÃO E OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INTEGRADA, NO QUE TANGE AO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DO JOVEM E A AMPLIAÇÃO DE SUA AUTONOMIA CRÍTICA E INTELECTUAL. TEM-SE POR CONCLUSÃO QUE A PRÁTICA INTERNACIONAL NO ÂMBITO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO HUMANA AO PROPICIAR AO JOVEM ESTUDANTE A AQUISIÇÃO DE DIVERSOS SABERES SOCIAIS E CULTURAIS.