AO ASSUMIRMOS COTIDIANAMENTE O PAPEL DE EDUCADORES, SOMOS CHAMADOS A REFLETIR O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO, BEM COMO, SERMOS MEDIADORES DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO. NISSO, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA TORNAR O CONHECIMENTO E A RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM FRUTO DA REALIDADE COTIDIANA DOS SUJEITOS QUE ESTÃO INSERIDOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR, EM ESPECIAL OS ALUNOS. FORA A PARTIR DESTAS REFLEXÕES QUE DESENVOLVEMOS O PROJETO CONECTADOS COM A DIVERSIDADE CULTURAL, JUNTO AOS ALUNOS DO CICLO VI, TURNO NOITE, DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EEEFM REITOR EDVALDO DO Ó. TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL PROBLEMATIZAR A DIVERSIDADE CULTURAL QUE FORMA O BRASIL, ESBOÇAMOS E COLORIMOS ESTE TRABALHO. NESTA PERSPECTIVA, AS REFLEXÕES ELUCIDADAS A PARTIR DESTE PROJETO, ALÉM DE ATUAR DIRETAMENTE NOS ESTUDOS ACERCA DA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM OPERA JUNTO À AVALIAÇÃO ESCOLAR, NA MEDIDA EM QUE O TRABALHO COM PROJETOS PRODUZ NOVAS POSSIBILIDADES DE AVALIAÇÃO.