A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NO ENSINO REGULAR: CONTRIBUIÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67728 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2032 "inscrito_id" => 5709 "titulo" => "A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NO ENSINO REGULAR: CONTRIBUIÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRECÍPUO DISCUTIR AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR DAS PARA PESSOAS COM SURDEZ NO ENSINO REGULAR, ESPECIALMENTE A PROPOSTA METODOLÓGICA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. É MISTER DESTACAR QUE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA AQUISIÇÃO DA LIBRAS POR ALUNOS COM SURDEZ É IMPRESCINDÍVEL PARA QUE O MESMO POSSA APRENDER SUA LÍNGUA MATERNA E CONTINUAR DESENVOLVENDO SUAS POTENCIALIDADES. DESSA FORMA, ORGANIZOU-SE A REFERIDA PROPOSTA DE ESTUDO, REALIZANDO INICIALMENTE UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS SURDOS. NUM SEGUNDO MOMENTO, ABORDOU-SE SOBRE O ENSINO DE LIBRAS NA SALA DE AEE, POSTERIORMENTE APRESENTANDO ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LIBRAS NOS ESPAÇOS DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO. NA PERSPECTIVA DE ALCANÇARMOS OS OBJETIVOS PREVISTOS OPTAMOS PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO BASE OS ESTUDOS E ANÁLISES DAS TEORIAS DEFENDIDAS POR MANTOAN (2007), DAMÁZIO (2010), GESSER (2009), QUADROS (2004), DENTRE OUTROS PESQUISADORES. OS ESTUDOS APONTAM QUE A SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO É UM ESPAÇO POR SUAS CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS, QUE PODE FAVORECER DE FORMA SIGNIFICATIVA A APRENDIZAGEM DA LIBRAS PELOS ALUNOS SURDOS, HAJA VISTA QUE PRODUZIR INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E MEDIADORAS DOS ASPECTOS SOCIAIS, AFETIVOS E COGNITIVOS, DEVE SER UMA DAS ATRIBUIÇÕES DESSE ESPAÇO. PORTANTO, MEDIAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS É FUNDAMENTAL PARA QUE OS ALUNOS SURDOS POSSAM CONTINUAR APRENDENDO E SE COMUNICANDO COM AS DEMAIS PESSOAS NOS DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS E EDUCATIVOS NOS QUAIS ESTÃO INSERIDOS, A EXEMPLO DA SALA DE AULA DO ENSINO REGULAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, APRENDIZAGEM, ALUNO, SURDEZ, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID5709_23092020102617.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANIA BATISTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANIA BATISTA" "autor_email" => "vaniabatista2013@gmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA (FUNIP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67728 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2032 "inscrito_id" => 5709 "titulo" => "A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NO ENSINO REGULAR: CONTRIBUIÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRECÍPUO DISCUTIR AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR DAS PARA PESSOAS COM SURDEZ NO ENSINO REGULAR, ESPECIALMENTE A PROPOSTA METODOLÓGICA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. É MISTER DESTACAR QUE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA AQUISIÇÃO DA LIBRAS POR ALUNOS COM SURDEZ É IMPRESCINDÍVEL PARA QUE O MESMO POSSA APRENDER SUA LÍNGUA MATERNA E CONTINUAR DESENVOLVENDO SUAS POTENCIALIDADES. DESSA FORMA, ORGANIZOU-SE A REFERIDA PROPOSTA DE ESTUDO, REALIZANDO INICIALMENTE UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS SURDOS. NUM SEGUNDO MOMENTO, ABORDOU-SE SOBRE O ENSINO DE LIBRAS NA SALA DE AEE, POSTERIORMENTE APRESENTANDO ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LIBRAS NOS ESPAÇOS DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO. NA PERSPECTIVA DE ALCANÇARMOS OS OBJETIVOS PREVISTOS OPTAMOS PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO BASE OS ESTUDOS E ANÁLISES DAS TEORIAS DEFENDIDAS POR MANTOAN (2007), DAMÁZIO (2010), GESSER (2009), QUADROS (2004), DENTRE OUTROS PESQUISADORES. OS ESTUDOS APONTAM QUE A SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO É UM ESPAÇO POR SUAS CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS, QUE PODE FAVORECER DE FORMA SIGNIFICATIVA A APRENDIZAGEM DA LIBRAS PELOS ALUNOS SURDOS, HAJA VISTA QUE PRODUZIR INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E MEDIADORAS DOS ASPECTOS SOCIAIS, AFETIVOS E COGNITIVOS, DEVE SER UMA DAS ATRIBUIÇÕES DESSE ESPAÇO. PORTANTO, MEDIAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LIBRAS É FUNDAMENTAL PARA QUE OS ALUNOS SURDOS POSSAM CONTINUAR APRENDENDO E SE COMUNICANDO COM AS DEMAIS PESSOAS NOS DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS E EDUCATIVOS NOS QUAIS ESTÃO INSERIDOS, A EXEMPLO DA SALA DE AULA DO ENSINO REGULAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, APRENDIZAGEM, ALUNO, SURDEZ, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID5709_23092020102617.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANIA BATISTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANIA BATISTA" "autor_email" => "vaniabatista2013@gmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA (FUNIP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }