Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIANDO O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DA CRIANÇA POR MEIO DA PSICOGÊNESE

Palavra-chaves: PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO, PROFESSOR ALFABETIZADOR, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68116
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 322
    "inscrito_id" => 3952
    "titulo" => "AVALIANDO O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DA CRIANÇA POR MEIO DA PSICOGÊNESE"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL COMPREENDER QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOGÊNESE COMO PROCEDIMENTO AVALIATIVO NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE CRIANÇAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. COMO METODOLOGIA DE PESQUISA, FOI PRIORIZADA A ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DE ESTUDO DE CASO, FAZENDO USO DAS FERRAMENTAS DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E TESTES DA PSICOGÊNESE. A PESQUISA FOI REALIZADA COM A TURMA DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E A PROFESSORA DA TURMA. BUSCAMOS APOIO TEÓRICO NOS ESTUDOS DE FERREIRO E TEBEROSKY (1999), GROSSI (1990A, B, C), MORAIS (2012), E ENTRE OUTROS, QUE CONTRIBUÍRAM PARA AS DISCUSSÕES ESCRITAS NESTE TRABALHO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA MOSTRAM QUE A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. OBSERVAMOS QUE A PROFESSORA DA TURMA CONHECE EM QUE NÍVEL DE APRENDIZAGEM CADA CRIANÇA SE ENCONTRA, POIS, REALIZA OS DITADOS COMO FORMA DE IDENTIFICAR AS FASES DA ESCRITA, BEM COMO, APLICA ATIVIDADES QUE ENVOLVEM A LEITURA E A ESCRITA, QUE VÊM CONTRIBUINDO PARA A EVOLUÇÃO DOS EDUCANDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO, PROFESSOR ALFABETIZADOR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID3952_08072020112310.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA DE MENEZES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA MENEZES"
    "autor_email" => "mah1997.mm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68116
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 322
    "inscrito_id" => 3952
    "titulo" => "AVALIANDO O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DA CRIANÇA POR MEIO DA PSICOGÊNESE"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL COMPREENDER QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOGÊNESE COMO PROCEDIMENTO AVALIATIVO NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE CRIANÇAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. COMO METODOLOGIA DE PESQUISA, FOI PRIORIZADA A ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DE ESTUDO DE CASO, FAZENDO USO DAS FERRAMENTAS DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E TESTES DA PSICOGÊNESE. A PESQUISA FOI REALIZADA COM A TURMA DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E A PROFESSORA DA TURMA. BUSCAMOS APOIO TEÓRICO NOS ESTUDOS DE FERREIRO E TEBEROSKY (1999), GROSSI (1990A, B, C), MORAIS (2012), E ENTRE OUTROS, QUE CONTRIBUÍRAM PARA AS DISCUSSÕES ESCRITAS NESTE TRABALHO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA MOSTRAM QUE A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. OBSERVAMOS QUE A PROFESSORA DA TURMA CONHECE EM QUE NÍVEL DE APRENDIZAGEM CADA CRIANÇA SE ENCONTRA, POIS, REALIZA OS DITADOS COMO FORMA DE IDENTIFICAR AS FASES DA ESCRITA, BEM COMO, APLICA ATIVIDADES QUE ENVOLVEM A LEITURA E A ESCRITA, QUE VÊM CONTRIBUINDO PARA A EVOLUÇÃO DOS EDUCANDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA, ALFABETIZAÇÃO, PROFESSOR ALFABETIZADOR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID3952_08072020112310.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA DE MENEZES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA MENEZES"
    "autor_email" => "mah1997.mm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL COMPREENDER QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOGÊNESE COMO PROCEDIMENTO AVALIATIVO NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE CRIANÇAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. COMO METODOLOGIA DE PESQUISA, FOI PRIORIZADA A ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DE ESTUDO DE CASO, FAZENDO USO DAS FERRAMENTAS DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E TESTES DA PSICOGÊNESE. A PESQUISA FOI REALIZADA COM A TURMA DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E A PROFESSORA DA TURMA. BUSCAMOS APOIO TEÓRICO NOS ESTUDOS DE FERREIRO E TEBEROSKY (1999), GROSSI (1990A, B, C), MORAIS (2012), E ENTRE OUTROS, QUE CONTRIBUÍRAM PARA AS DISCUSSÕES ESCRITAS NESTE TRABALHO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA MOSTRAM QUE A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. OBSERVAMOS QUE A PROFESSORA DA TURMA CONHECE EM QUE NÍVEL DE APRENDIZAGEM CADA CRIANÇA SE ENCONTRA, POIS, REALIZA OS DITADOS COMO FORMA DE IDENTIFICAR AS FASES DA ESCRITA, BEM COMO, APLICA ATIVIDADES QUE ENVOLVEM A LEITURA E A ESCRITA, QUE VÊM CONTRIBUINDO PARA A EVOLUÇÃO DOS EDUCANDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.