O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA QUE EXAMINOU AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE EXTENSÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, COORDENADO PELA PROFA. DRA. VALDECY MARGARIDA DA SILVA E OFERTADO PELA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DA UEPB, DURANTE O PERÍODO DE OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2019, CAMPUS I, CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. A ANÁLISE TEVE COMO ESSÊNCIA REFLETIR A FUNÇÃO SOCIAL E PEDAGÓGICA DA FORMAÇÃO PROPORCIONADA POR CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA AOS DOCENTES DA EJA. OBSERVANDO TAMBÉM AS ANÁLISES DE HADDAD E DIPIERRO (1994); FREIRE (2002); MATTOS (2001) E A LEI 9394/96. PESQUISA QUALITATIVA E DE CAMPO QUE OPORTUNIZOU AOS SUJEITOS ENVOLVIDOS EXPOR SOBRE SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA, ALGUNS DADOS ACADÊMICOS E A ATUAÇÃO NA EJA DO SEU MUNICÍPIO. A AVERIGUAÇÃO MOSTROU QUE TAIS FORMAÇÕES SÃO CONSIDERADAS IMPORTANTES E CONTRIBUEM PARA QUE OS PROFESSORES EXERÇAM SUA PROFISSÃO COM MAIOR COMPREENSÃO SOBRE OS SUJEITOS DA EJA E MAIOR DOMÍNIO NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS PRÁTICAS. VALE RESSALTAR A FUNÇÃO SIGNIFICATIVA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDA PELA UNIVERSIDADE NO CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.