CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NO PROCESSO EDUCATIVO E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS CRÍTICA, OBJETIVA-SE COM ESSE ARTIGO ANALISAR O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ (DCRC), À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), PARA A REDE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE FORTALEZA CONSIDERANDO O COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA, ESPECIFICAMENTE AO SENTIDO ATRIBUÍDO À ALFABETIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DO 2ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ASSIM, ESTE TRABALHO ABORDA ASPECTOS LEGAIS INSTITUÍDOS PELO DOCUMENTO, COM DESTAQUE AOS ELEMENTOS QUE SE REFEREM À PRÁTICA CURRICULAR DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES. PARA TANTO, DESENVOLVE-SE UMA PESQUISA DESCRITIVA, DE CUNHO QUALITATIVO, APOIADA NA ANÁLISE DO DOCUMENTO OFICIAL DA BNCC E DO DCRC E NAS ORIENTAÇÕES A RESPEITO DA ALFABETIZAÇÃO. NO TOCANTE AO ESTUDO TEÓRICO-CONCEPTUAL SÃO ABORDADAS QUESTÕES RELATIVAS ÀS POLÍTICAS CURRICULARES (PACHECO, 2019B; 2018; ROLDÃO, 2001; APPLE, 1994; SILVA, 2009; MOREIRA,2005), AO PROCESSO ALFABETIZADOR (ARANDA, 2009), MORAIS (2012 E 2019) E ÀS PRÁTICAS CURRICULARES (PIMENTA,2002); FRANCO, 2012; (FREIRE,1989). CONCLUI-SE COM O ESTUDO QUE A IMPLEMENTAÇÃO VEM OCORRENDO DE FORMA ALINHADA À PROPOSTA DA BNCC. NO ENTANTO, POR SE TRATAR DE UM DOCUMENTO RECENTE, É PRECISO QUE SE AMPLIEM OS ESPAÇOS FORMATIVOS, PARA QUE OS PROFESSORES ALFABETIZADORES ESTEJAM PREPARADOS PARA A UTILIZAÇÃO DESTE EM SUA PRÁTICA CURRICULAR.