O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69172 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 683 "inscrito_id" => 5626 "titulo" => "O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ" "resumo" => "O TRABALHO INVESTIGOU O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA (SURDEZ), ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO BASEADO EM CONCEITOS E APLICAÇÕES. COM O INTUITO DE APONTAR OS BENEFÍCIOS QUE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS TEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DO ALUNO E SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES. CONSTITUI-SE EM UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DE ANÁLISE QUALITATIVA REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVAÇÕES DE AULAS E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS, COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA, PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, ENVOLVENDO SITUAÇÕES PROBLEMAS E RACIOCÍNIO LÓGICO. O LOCAL DA PESQUISA FOI NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) – FREI JOSÉ ADEMIR DE ALMEIDA, SITUADO NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ (CE), DURANTE O PERÍODO DE SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2017 COM UMA TURMA FORMADA POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDO PARA A PESQUISA TORNOU A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO MAIS EFETIVA, POIS AS INFORMAÇÕES E APRENDIZAGENS FORAM ADQUIRIDAS DE FORMA DIVERTIDA E PRAZEROSA. NA EDUCAÇÃO DE SURDOS É NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS METODOLÓGICOS QUE SE ADAPTEM AS NECESSIDADES E AO NÍVEL DOS ALUNOS DE ACORDO COM O CONTEÚDO, COM A FINALIDADE DE DESENVOLVER A PERCEPÇÃO ESPACIAL DOS MESMOS. FOI POSSÍVEL ATRAVÉS DA PESQUISA, CONSTATAR QUE O USO DOS JOGOS MATEMÁTICOS DESENVOLVE A COMUNICAÇÃO, LEITURA E ESCRITA, O MOVIMENTO E A VERBALIZAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA, AUXILIANDO DESSA FORMA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "SURDEZ., MATEMÁTICA., JOGOS MATEMÁTICOS., ENSINO APRENDIZAGEM., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID5626_24082020132024.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO MARCOS DA SILVA BRASIL" "autor_nome_curto" => "MARCOS BRASIL" "autor_email" => "marcostavaresgt@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69172 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 683 "inscrito_id" => 5626 "titulo" => "O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SURDEZ" "resumo" => "O TRABALHO INVESTIGOU O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA (SURDEZ), ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO BASEADO EM CONCEITOS E APLICAÇÕES. COM O INTUITO DE APONTAR OS BENEFÍCIOS QUE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS TEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DO ALUNO E SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES. CONSTITUI-SE EM UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DE ANÁLISE QUALITATIVA REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVAÇÕES DE AULAS E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS, COM ALUNOS SURDOS E OUVINTES NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA, PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, ENVOLVENDO SITUAÇÕES PROBLEMAS E RACIOCÍNIO LÓGICO. O LOCAL DA PESQUISA FOI NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) – FREI JOSÉ ADEMIR DE ALMEIDA, SITUADO NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ (CE), DURANTE O PERÍODO DE SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2017 COM UMA TURMA FORMADA POR ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ESCOLHIDO PARA A PESQUISA TORNOU A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO MAIS EFETIVA, POIS AS INFORMAÇÕES E APRENDIZAGENS FORAM ADQUIRIDAS DE FORMA DIVERTIDA E PRAZEROSA. NA EDUCAÇÃO DE SURDOS É NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS METODOLÓGICOS QUE SE ADAPTEM AS NECESSIDADES E AO NÍVEL DOS ALUNOS DE ACORDO COM O CONTEÚDO, COM A FINALIDADE DE DESENVOLVER A PERCEPÇÃO ESPACIAL DOS MESMOS. FOI POSSÍVEL ATRAVÉS DA PESQUISA, CONSTATAR QUE O USO DOS JOGOS MATEMÁTICOS DESENVOLVE A COMUNICAÇÃO, LEITURA E ESCRITA, O MOVIMENTO E A VERBALIZAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA, AUXILIANDO DESSA FORMA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "SURDEZ., MATEMÁTICA., JOGOS MATEMÁTICOS., ENSINO APRENDIZAGEM., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID5626_24082020132024.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO MARCOS DA SILVA BRASIL" "autor_nome_curto" => "MARCOS BRASIL" "autor_email" => "marcostavaresgt@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }