UMA VIAGEM PELA TERRA DA LEITURA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69668 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1568 "inscrito_id" => 5335 "titulo" => "UMA VIAGEM PELA TERRA DA LEITURA" "resumo" => "EMBASANDO-SE EM AUTORES COMO BAMBERGER (1986), COLOMER (2003), (2007), COSSON (2012) (2014), MANGUEL (1997), PINHEIRO (2007), SILVA (2005,) DENTRE OUTROS, ESTE TRABALHO ABRE UMA DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA EM SALA DE AULA, COMO ELA PODE SER UM ELO PARA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA E COMO SUA AUSÊNCIA PODE CAUSAR CONSEQUÊNCIAS PARA O INDIVÍDUO NÃO SÓ NO SEU DESEMPENHO LINGUÍSTICO, MAS NA SUA PRÓPRIA INTERAÇÃO COM O MEIO E EM SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE. PROPÕE, AINDA, UMA AVALIAÇÃO DE COMO A PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE BONS LEITORES, PRÁTICA ESTA QUE NÃO DEVE SE RESTRINGIR APENAS À LEITURA DOS TEXTOS DISPONÍVEIS NO LIVRO DIDÁTICO, ADAPTADOS E/OU FRAGMENTADOS, OU ÀQUELAS LITERATURAS DISPONIBILIZADAS E COBRADAS PELO CURRÍCULO ESCOLAR, MAS DEVE EXPANDIR-SE À LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS NA ÍNTEGRA, COMO OS DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL E DE OUTROS LIVROS QUE AGRADEM O PÚBLICO EM QUESTÃO, PROPORCIONANDO AOS ALUNOS A POSSIBILIDADE DE VER A LEITURA DE FORMA DESCONTRAÍDA E LÚDICA, DESPERTANDO SEU FASCÍNIO PELA MESMA. ESTE TRABALHO PROCURA, AINDA, EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR COMO SENDO FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO DE MEDIAÇÃO, JÁ QUE O MESMO AJUDARÁ A CONSTRUIR A PONTE ENTRE ALUNO E LEITURA, TORNANDO ESSE CAPAZ DE ENTENDER O PODER QUE ESTA TEM DE FAZER SONHAR, ENXERGAR, ENTENDER E REFLETIR SOBRE O MUNDO, DE PERMITIR CONHECER OUTROS MUNDOS, A CAPACIDADE QUE A LEITURA TEM DE FAZER COM QUE CONHEÇAMOS A NÓS MESMOS E DE NOS ENSINAR A VIVER." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, PROFESSOR, ALUNO, ENSINO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID5335_02092020164706.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERDENIA ALVES SANTOS" "autor_nome_curto" => "ERDENIA" "autor_email" => "erdenialves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69668 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1568 "inscrito_id" => 5335 "titulo" => "UMA VIAGEM PELA TERRA DA LEITURA" "resumo" => "EMBASANDO-SE EM AUTORES COMO BAMBERGER (1986), COLOMER (2003), (2007), COSSON (2012) (2014), MANGUEL (1997), PINHEIRO (2007), SILVA (2005,) DENTRE OUTROS, ESTE TRABALHO ABRE UMA DISCUSSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA EM SALA DE AULA, COMO ELA PODE SER UM ELO PARA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA E COMO SUA AUSÊNCIA PODE CAUSAR CONSEQUÊNCIAS PARA O INDIVÍDUO NÃO SÓ NO SEU DESEMPENHO LINGUÍSTICO, MAS NA SUA PRÓPRIA INTERAÇÃO COM O MEIO E EM SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE. PROPÕE, AINDA, UMA AVALIAÇÃO DE COMO A PRÁTICA DE LEITURA EM SALA DE AULA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE BONS LEITORES, PRÁTICA ESTA QUE NÃO DEVE SE RESTRINGIR APENAS À LEITURA DOS TEXTOS DISPONÍVEIS NO LIVRO DIDÁTICO, ADAPTADOS E/OU FRAGMENTADOS, OU ÀQUELAS LITERATURAS DISPONIBILIZADAS E COBRADAS PELO CURRÍCULO ESCOLAR, MAS DEVE EXPANDIR-SE À LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS NA ÍNTEGRA, COMO OS DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL E DE OUTROS LIVROS QUE AGRADEM O PÚBLICO EM QUESTÃO, PROPORCIONANDO AOS ALUNOS A POSSIBILIDADE DE VER A LEITURA DE FORMA DESCONTRAÍDA E LÚDICA, DESPERTANDO SEU FASCÍNIO PELA MESMA. ESTE TRABALHO PROCURA, AINDA, EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR COMO SENDO FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO DE MEDIAÇÃO, JÁ QUE O MESMO AJUDARÁ A CONSTRUIR A PONTE ENTRE ALUNO E LEITURA, TORNANDO ESSE CAPAZ DE ENTENDER O PODER QUE ESTA TEM DE FAZER SONHAR, ENXERGAR, ENTENDER E REFLETIR SOBRE O MUNDO, DE PERMITIR CONHECER OUTROS MUNDOS, A CAPACIDADE QUE A LEITURA TEM DE FAZER COM QUE CONHEÇAMOS A NÓS MESMOS E DE NOS ENSINAR A VIVER." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, PROFESSOR, ALUNO, ENSINO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID5335_02092020164706.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERDENIA ALVES SANTOS" "autor_nome_curto" => "ERDENIA" "autor_email" => "erdenialves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }