ATUALMENTE, A FOTOGRAFIA APRESENTA-SE INTRINSICAMENTE LIGADA AS RELAÇÕES SOCIAIS. O REGISTRO DO OLHAR, CADA MOMENTO IMPORTANTE OU SITUAÇÃO COTIDIANA QUE GOSTARÍAMOS DE GUARDAR PARA LEMBRAR OU COMPARTILHAR É UMA ATIVIDADE SIMPLES DE SE FAZER ATUALMENTE, BASTA TER UMA CÂMERA FOTOGRÁFICA. O ENSINO DA GEOGRAFIA SE RELACIONA COM A FOTOGRAFIA, IMAGEM VAI RETRATAR AQUILO QUE EXISTE OU JÁ EXISTIU EM ALGUM MOMENTO, TREINAR O OLHAR O ALUNO PARA AS RELAÇÕES DO ESPAÇO É IMPORTANTE E A FOTOGRAFIA COLABORA COM ISSO. SENDO ASSIM, OBJETIVA-SE APRESENTAR A FOTOGRAFIA COMO UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, SENDO O ALUNO PROTAGONISTA E O PROFESSOR O DIRECIONADOR NO PROCESSO. PARA A CONSTRUÇÃO DA PRESENTE PROPOSTA FORAM UTILIZADOS LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS DE ARTIGOS DIGITAIS QUE EMBASARAM A TEMÁTICA DA PESQUISA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR- BNCC (BRASIL, 2017) E O TEMPO DISPOSTO DE AULA PARA O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ENTRE O ENSINO A FOTOGRAFIA E A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ESPERA-SE QUE A PROPOSTA SEJA REALIZADA EM PLANOS FUTUROS.