O TECNICISMO É UMA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA QUE VALORIZA A TÉCNICA E A REPRODUÇÃO SISTEMATIZADA ATRELADA ÀS CAPACIDADES E HABILIDADES DOS INDIVÍDUOS. O NOVO ENSINO MÉDIO APÓS A REFORMA PROPOSTA PELA LEI 13.415 DE 2017, POTENCIALIZOU DENTRO DA SUA MULTIPLICIDADE PEDAGÓGICA O SEU CARÁTER TECNICISTA, QUANDO LIMITOU À 1.800 HORAS A CARGA HORÁRIA TOTAL DAS DISCIPLINAS DISPOSTAS NA BNCC E INCORPOROU A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL COMPOSTA PELOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS COM 1.200 HORAS DO TOTAL DE 3.000 HORAS AO CURRÍCULO. TAL INCORPORAÇÃO CARACTERIZA O VIÉS TECNICISTA, MAS NO ENTENDIMENTO DO LEGISLADOR, O NOVO CURRÍCULO BUSCA ATENDER AO PROJETO DE VIDA DOS ESTUDANTES. ESTE TRABALHO OBJETIVA RELACIONAR O TECNICISMO COM O NOVO FORMATO DO ENSINO MÉDIO REGULAR, TEMA DE GRANDE RELEVÂNCIA PEDAGÓGICA E SOCIAL, ATRAVÉS DO MÉTODO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. AO FINAL DESTE TRABALHO CONCLUI-SE QUE O TECNICISMO EXERCE FORTE RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO E COM O CURRÍCULO NOVO DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS, MAS QUE APESAR DOS RISCOS DE MANUTENÇÃO SOCIAL, A FLEXIBILIDADE DO CURRÍCULO E AUTONOMIA PROPORCIONADA AOS ALUNOS NA ESCOLHA DOS ITINERÁRIOS SÃO PONTOS POSITIVOS ATRIBUÍDOS AO NOVO ENSINO MÉDIO, QUE DEVE ESTABELECER CRITÉRIOS BEM DEFINIDOS QUE PERPASSEM AS CARACTERÍSTICAS LOCAIS, SOCIAIS E ECONÔMICAS DO PÚBLICO, MAS PARA TANTO É NECESSÁRIO QUE HAJA UM PLANEJAMENTO CAPAZ DE CONTEMPLAR O COLETIVO E TAMBÉM O INDIVIDUAL, JÁ QUE A PROPOSTA DESSE NOVO FORMATO ESTÁ VINCULADA INTIMAMENTE AO PROJETO DE VIDA DA PESSOA ENQUANTO PARTE DE UM TODO.