O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATERMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69115 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 134 "inscrito_id" => 2024 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATERMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO" "resumo" => "A PESQUISA EXPRESSA POR ESTE ARTIGO ? RESULTADO DAS INDAGA??ES CONSTRU?DAS PELAS DISCIPLINAS DE METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEM?TICA 1 E 2 DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. NESTA, DISCUTE-SE PRIMORDIALMENTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE SE CONSTITUI COMO UMA CONSTRU??O CONT?NUA E NOT?VEL ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, TOMANDO COMO ELEMENTO DESSE ESTUDO A AVALIA??O DA APRENDIZAGEM A QUAL CONSIDERAMOS COMO UM ELEMENTO CONSTITUINTE E ESTRUTURANTE DA PR?TICA EDUCACIONAL. TENDO COMO QUEST?O CENTRAL DO ESTUDO: COMO AS METODOLOGIAS DE AVALIA??O ADOTADAS PELOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEM?TICA IMPACTAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? ESTABELECEMOS NOSSO OBJETIVO GERAL EM: REFLETIR SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE AVALIA??O DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEM?TICA FRENTE AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM. POR OBJETIVOS ESPEC?FICOS, TEMOS: CARACTERIZAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SEGUNDO O PROFESSOR QUE ENSINA MATEM?TICA; IDENTIFICAR A METODOLOGIA UTILIZADA NO PROCESSO DE AVALIA??O DO ENSINO DE MATEM?TICA. PARA FUNDAMENTAR A COMPREENS?O TE?RICA HOUVE O ESTUDO, PRINCIPALMENTE, DE ALR?; SKOVSMOSE (2006), GITIRANA (2010), PIRES; MANSUTTI (2002), SANTOS (2010), SANTOS (2011), SILVA (2006) E SKOVSMOSE (2001). O PERCURSO METODOL?GICO CONSTITUI-SE DE QUESTION?RIO FUNDAMENTADO EM GIL (2010). EM SUMA, INFERIU-SE A VARIEDADE DE MATERIAIS METODOL?GICOS NO PROCESSO DE ENSINO, BEM COMO NA AVALIA??O DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEM?TICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, AVALIAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID2024_06052020215248.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKY WESLEY DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MIKY SANTOS" "autor_email" => "miky.wesley1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "5e970f26136bd_15042020_104158.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69115 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 134 "inscrito_id" => 2024 "titulo" => "O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATERMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO" "resumo" => "A PESQUISA EXPRESSA POR ESTE ARTIGO ? RESULTADO DAS INDAGA??ES CONSTRU?DAS PELAS DISCIPLINAS DE METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEM?TICA 1 E 2 DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. NESTA, DISCUTE-SE PRIMORDIALMENTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE SE CONSTITUI COMO UMA CONSTRU??O CONT?NUA E NOT?VEL ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, TOMANDO COMO ELEMENTO DESSE ESTUDO A AVALIA??O DA APRENDIZAGEM A QUAL CONSIDERAMOS COMO UM ELEMENTO CONSTITUINTE E ESTRUTURANTE DA PR?TICA EDUCACIONAL. TENDO COMO QUEST?O CENTRAL DO ESTUDO: COMO AS METODOLOGIAS DE AVALIA??O ADOTADAS PELOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEM?TICA IMPACTAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? ESTABELECEMOS NOSSO OBJETIVO GERAL EM: REFLETIR SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE AVALIA??O DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEM?TICA FRENTE AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM. POR OBJETIVOS ESPEC?FICOS, TEMOS: CARACTERIZAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SEGUNDO O PROFESSOR QUE ENSINA MATEM?TICA; IDENTIFICAR A METODOLOGIA UTILIZADA NO PROCESSO DE AVALIA??O DO ENSINO DE MATEM?TICA. PARA FUNDAMENTAR A COMPREENS?O TE?RICA HOUVE O ESTUDO, PRINCIPALMENTE, DE ALR?; SKOVSMOSE (2006), GITIRANA (2010), PIRES; MANSUTTI (2002), SANTOS (2010), SANTOS (2011), SILVA (2006) E SKOVSMOSE (2001). O PERCURSO METODOL?GICO CONSTITUI-SE DE QUESTION?RIO FUNDAMENTADO EM GIL (2010). EM SUMA, INFERIU-SE A VARIEDADE DE MATERIAIS METODOL?GICOS NO PROCESSO DE ENSINO, BEM COMO NA AVALIA??O DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEM?TICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, AVALIAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID2024_06052020215248.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKY WESLEY DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MIKY SANTOS" "autor_email" => "miky.wesley1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "5e970f26136bd_15042020_104158.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }