ENTENDENDO QUE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR É UM PROCESSO CONTÍNUO E QUE REQUER UMA CAMINHADA INVESTIGATIVA, CONSTITUI-SE UM ENORME DESAFIO POSTO AOS EDUCADORES E ÀS INSTITUIÇÕES FORMADORAS. PARA ALÉM DA FORMAÇÃO INICIAL, A FORMAÇÃO CONTINUADA É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR, OPORTUNIZANDO A REFLEXÃO E A INVESTIGAÇÃO DE SUA PRÁTICA DOCENTE. PARA ISSO, REAFIRMAMOS A DIDÁTICA COMO UM CAMPO DE CONHECIMENTO QUE BUSCA COMPREENDER O PROCESSO DE ENSINO EM SUAS MÚLTIPLAS DETERMINAÇÕES E COMPLEXIDADES, PARA INTERVIR NELE E REORIENTÁ-LO NA DIREÇÃO POLÍTICA E SOCIAL PRETENDIDA. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE A PRÁTICA EDUCACIONAL E O APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO, PEDAGÓGICO, ÉTICO E POLÍTICO DO PROFISSIONAL DOCENTE, APONTANDO CAMINHOS PARA REDEFINIÇÃO DE POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, QUE ASSEGUREM UMA RIGOROSA FORMAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE QUALIDADE. ESTE TRABALHO VINCULA-SE AO GRUPO DE PESQUISA CNPQ EPOPE - EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS - UCB, DA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA. PARTIMOS DO MÉTODO INDUTIVO INICIALMENTE PARA ESTABELECER OS EIXOS DO INÍCIO DESTA PESQUISA. QUANTO AO OBJETIVO, ACOLHEMOS O MÉTODO DESCRITIVO COM A FINALIDADE DE RETRATAR O MÁXIMO DE SUAS CARACTERÍSTICAS. QUANTO AO PROCEDIMENTO ESTÁ PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, VISTO QUE AINDA ESTAMOS NA ETAPA DE LEVANTAMENTO DE DOCUMENTOS E BIBLIOGRAFIAS. CONTUDO, APONTAMOS A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO UM DESAFIO, SUSCITANDO VÁRIOS QUESTIONAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, BUSCANDO-SE O LÓCUS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DA UNIVERSIDADE PARA A PRÓPRIA ESCOLA.