NESTE ARTIGO PRETENDO INVESTIGAR SE A QUALIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE VEM ATINGINDO A PROPORÇÃO ESPERADA PARA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS (AS). PARA TANTO, O QUE SE PROPÕE É UM ESTUDO QUE ATENDA ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS (AS) NO INTUITO DE OBTER MELHOR COMPREENSÃO SOBRE A TEMÁTICA. EM SEGUIDA SERÁ APRESENTADO UM CENÁRIO DO ENSINO BÁSICO REFERENTE AO DESEMPENHO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS (AS), PROVOCANDO QUESTIONAMENTOS QUE AO LONGO DA PESQUISA PRETENDE-SE INVESTIGAR. TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS QUE CONSTITUEM O UNIVERSO DA AUTO FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR, POSSIBILITANDO CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DOS PRINCIPAIS CURSOS FEITOS PELOS PROFISSIONAIS DOCENTES ANALISANDO OS DISCURSOS QUE PERMEIAM A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DO PROFISSIONAL. SENDO DE NATUREZA QUALITATIVA, CONFIGURANDO-SE COMO ESTUDO DE CASO E ATRAVÉS DESTA REVISÃO SISTEMÁTICA INVESTIGOU OS ESTUDOS QUE ABORDARAM A TEMÁTICA PARA DOCENTES ATUANTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PROPOSTA DESTE ARTIGO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES TEM COMO RESULTADO ESPERADO PARA O FINAL DA PESQUISA, PODER FORTALECER E DE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO, VISTO QUE, AS MUDANÇAS SOCIAIS QUE PODERÃO GERAR TRANSFORMAÇÕES NO QUE TANGE AO ENSINO-APRENDIZAGEM SÃO DECORRENTES DE UM ENSINO DE QUALIDADE, ONDE SERÁ NECESSÁRIA UMA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL.