O trabalho visa apresentar e analisar, sob a ótica da psicopedagogia, as dificuldades de leitura e escrita de um aluno do terceiro ano do Ensino fundamental, da Escola Estadual Frutuoso Gomes, no município de Frutuoso Gomes/RN. Referenciados por Freire (1999), Fontana e Cruz (1997), Saviani (1986), Scoz (1994), Weiss (1992), dentre outros; o trabalho foi desenvolvido com base em visitas à escola, entrevista com a professora e aplicação de atividades psicopedagógicas com o aluno. O texto em tela evidencia as dificuldades de leitura e escrita do sujeito e traz uma análise de possíveis fatores que podem estar subjacentes a este processo, que estão dificultando a aprendizagem. Por isso, numa visão psicopedagógica, apresenta uma análise da pesquisa nas diferentes áreas de desenvolvimento do sujeito: a cognitiva, a emocional, a socioafetiva, a pedagógica e a psicomotora. Finalizando com considerações sobre a importância desse estudo na vida profissional, no saber-fazer do psicopedagogo.