Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PROCESSOS DE AVALIAÇÃO ESCOLAR NOS DIAS ATUAIS: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS OU AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS?

Palavra-chaves: PRÁXIS AVALIATIVA, SISTEMA DE CICLOS, CULTURAS SOLIDÁRIAS Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, AVALIAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6530
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 532
    "inscrito_id" => 1839
    "titulo" => "PROCESSOS DE AVALIAÇÃO ESCOLAR NOS DIAS ATUAIS: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS OU AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS?"
    "resumo" => "No presente artigo buscaremos desenvolver uma breve análise reflexiva acerca da práxis avaliativa escolar nos dias de hoje, levando em consideração os dados obtidos em uma entrevista aplicada a duas professoras atuantes no primeiro ciclo (1° e 3° anos) da Rede Municipal de Ensino do Recife. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a análise bibliográfica e uma entrevista semiestruturada com as docentes. As participantes da entrevista foram direcionadas a responder vinte perguntas relacionadas ao processo avaliativo das aprendizagens dos estudantes, ao longo do ciclo. Os resultados apontaram que a prática avaliativa de ambas correspondia à perspectiva formativa de ensino-aprendizagem. Entretanto, foi verificado na prática educativa de uma das professoras, inclinação a avaliação do desempenho (comportamento) dos discentes, e não com a avaliação das aprendizagens dos mesmos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, AVALIAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO"
    "palavra_chave" => "PRÁXIS AVALIATIVA, SISTEMA DE CICLOS, CULTURAS SOLIDÁRIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_16_06_2014_16_15_48_idinscrito_1839_d15e287c025d13787d733e64497df5b4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINY MICHELLY SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KARINY MICHELLY"
    "autor_email" => "kariny.ufpe@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6530
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 532
    "inscrito_id" => 1839
    "titulo" => "PROCESSOS DE AVALIAÇÃO ESCOLAR NOS DIAS ATUAIS: AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS OU AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS?"
    "resumo" => "No presente artigo buscaremos desenvolver uma breve análise reflexiva acerca da práxis avaliativa escolar nos dias de hoje, levando em consideração os dados obtidos em uma entrevista aplicada a duas professoras atuantes no primeiro ciclo (1° e 3° anos) da Rede Municipal de Ensino do Recife. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a análise bibliográfica e uma entrevista semiestruturada com as docentes. As participantes da entrevista foram direcionadas a responder vinte perguntas relacionadas ao processo avaliativo das aprendizagens dos estudantes, ao longo do ciclo. Os resultados apontaram que a prática avaliativa de ambas correspondia à perspectiva formativa de ensino-aprendizagem. Entretanto, foi verificado na prática educativa de uma das professoras, inclinação a avaliação do desempenho (comportamento) dos discentes, e não com a avaliação das aprendizagens dos mesmos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, AVALIAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO"
    "palavra_chave" => "PRÁXIS AVALIATIVA, SISTEMA DE CICLOS, CULTURAS SOLIDÁRIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_16_06_2014_16_15_48_idinscrito_1839_d15e287c025d13787d733e64497df5b4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINY MICHELLY SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KARINY MICHELLY"
    "autor_email" => "kariny.ufpe@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

No presente artigo buscaremos desenvolver uma breve análise reflexiva acerca da práxis avaliativa escolar nos dias de hoje, levando em consideração os dados obtidos em uma entrevista aplicada a duas professoras atuantes no primeiro ciclo (1° e 3° anos) da Rede Municipal de Ensino do Recife. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a análise bibliográfica e uma entrevista semiestruturada com as docentes. As participantes da entrevista foram direcionadas a responder vinte perguntas relacionadas ao processo avaliativo das aprendizagens dos estudantes, ao longo do ciclo. Os resultados apontaram que a prática avaliativa de ambas correspondia à perspectiva formativa de ensino-aprendizagem. Entretanto, foi verificado na prática educativa de uma das professoras, inclinação a avaliação do desempenho (comportamento) dos discentes, e não com a avaliação das aprendizagens dos mesmos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.