O artigo apresentará algumas discussões sobre o Programa de Iniciação à Docência- PIBID, vinculado ao Laboratório de Práticas Pedagógicas da UNEB/Campus XII, deste modo, ampliar argumentações sobre possibilidades educacionais que o subprojeto oferece a tríade da universidade, pesquisa, prática e extensão. O PIBID possibilita o trânsito entre a academia e escolas da educação básica de Guanambi-BA, que oportuniza aos acadêmicos do Curso de Pedagogia o contato com a sala de aula, desde o início de sua formação, o que proporciona a investigação educacional. Utilizamos uma metodologia qualitativa, com abordagem etnográfica. Os dados apresentados foram obtidos durante a experiência como bolsistas, desde o mês de Julho de 2012 a Dezembro de 2013, e possibilitou a participação: de grupos de estudos, oficinas teórico-pedagógicas, práticas escolares e divulgação de textos sobre o programa em eventos acadêmicos. Pretendemos refletir as contribuições oferecidas pelo subprojeto à universidade, e discutir os paradigmas de qualificação profissional docente.