Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EDUCAÇÃO POPULAR E ORGANIZAÇÃO SOCIAL GOVERNAMENTAL: UTOPIA OU REALIDADE?

Palavra-chaves: PROGRAMAS SOCIAIS., EDUCAÇÃO POPULAR., CIDADANIA NA INFÂNCIA Comunicação Oral (CO) PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS NA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO-FORMAL DO BRASIL
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Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Este estudo pretendeu conhecer as principais práticas educativas desenvolvidas pelos programas sociais para fortalecimento da cidadania de crianças em situação de exploração do trabalho. Discutimos os temas Educação Popular e Cidadania na Infância, dialogando essas temáticas na perspectiva de Freire, Brandão, Rossi, Almeida Neto e Arroyo. Diante disso, estudamos o PETI, na cidade de Brejo da Madre de Deus/PE. Programa este que desenvolve projetos com o intuito de fortalecer a cidadania das crianças e adolescentes em situação de exploração do trabalho. A metodologia utilizada para a realização deste exercício de pesquisa é de cunho qualitativo e para isso, fizemos uso do método do caso alargado que nos permite ter uma compreensão mais ampla da sociedade analisada. As nossas conclusões apontam que o PETI contribui significativamente para o fortalecimento da cidadania das crianças e adolescentes envolvidos no programa e esses resultados provém de projetos relacionados à cultura, arte, esporte e educação, sempre com foco na formação política e educativa.

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