O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO ESTÁ CADA VEZ MAIS VALORIZADO, POR ISSO MUITAS PESQUISAS TÊM SE APROFUNDADO EM ESTUDAR ATIVIDADES LÚDICAS QUE TENHAM O OBJETIVO DE DINAMIZAR AULAS E INSERIR O ESTUDANTE COMO PROTAGONISTA DO PRÓPRIO APRENDIZADO. O MUSEU DE OCEANOGRAFIA PROFESSOR PETRÔNIO ALVES COELHO, INAUGURADO EM 2012 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE TEM SIDO UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO INOVADOR NO USO DE NOVAS METODOLOGIAS ATIVAS, PORTANTO, O PRESENTE ARTIGO TRATA DAS ATIVIDADES INSERIDAS NO PRESENTE ANO COMO PARTE DA PROGRAMAÇÃO NORMAL DE VISITAS DO MUSEU. A EXPERIMENTAÇÃO, A APRENDIZAGEM MÓVEL, O USO DE REDES SOCIAIS E JOGOS LÚDICOS, SÃO EXEMPLOS DE FORMAS DE DIVULGAR A CIÊNCIA PARA ESTUDANTES E O PÚBLICO EM GERAL, TAMBÉM POR MEIO DA ÁREA DA OCEANOGRAFIA, ZOOLOGIA MARINHA E PRINCIPALMENTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DOS OCEANOS. A OBTENÇÃO DOS RESULTADOS TEVE COMO BASE OS FEEDBACKS DOS ESTUDANTES E PROFESSORES PARA APERFEIÇOAMENTO E INSERÇÃO DE ELEMENTOS QUE POSSAM MELHORAR A RELAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TAL ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO. DESSE MODO, AS METODOLOGIAS ANTES EMPREGADAS, JUNTAMENTE COM AS NOVAS ATIVIDADES, PODEM COMPROVAR O QUÃO PASSÍVEL DE INOVAÇÃO É O MUSEU DE OCEANOGRAFIA PROF. PETRÔNIO ALVES COELHO DA UFPE.