O PRESENTE ARTIGO ABORDA A TEMÁTICA INDÍGENA CONTIDAS NOS LIVROS DIDÁTICOS (LD) DE HISTÓRIA UTILIZADOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM, 6º AO 7º ANO, NO DECORRER DO ANO LETIVO DE 2018. CONSIDERANDO QUE O BRASIL É UM PAÍS PLURICULTURAL RECONHECER E VALORIZAR AS DIVERSAS MATRIZES CULTURAIS QUE FAZEM PARTE DA CONSTITUIÇÃO DO POVO BRASILEIRO É FUNDAMENTAL. NESTE SENTIDO, É IMPORTANTE VERIFICAR COMO ESTÁ SENDO ABORDA A TEMÁTICA INDÍGENA ATRAVÉS DO LD COMO UMA DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS DO ENSINO. ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DE ANALISAR A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS CONTIDA NOS LIVROS DIDÁTICO DE HISTÓRIA DIANTE DA PERSPECTIVA DA LEI Nª 11. 645/2008 ESPECIFICANDO A IDENTIFICAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA UTILIZADOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO 6ª AO 9ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ NO ESTADO DO AMAZONAS. A METODOLOGIA FOI ANCORADA NUMA ABORDAGEM QUANTIQUALITATIVA. A ANÁLISE GERAL FOI REALIZADA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE TABELAS BASEADAS EM ESTUDOS REALIZADOS POR VASCONCELOS E COUTO (2003). VERIFICAMOS QUE QUASE SEMPRE O LD NÃO ABORDA A TEMÁTICA INDÍGENA CONSIDERANDO OS POVOS INDÍGENAS COMO UM PROTAGONISTA DA CONSTITUIÇÃO DO POVO BRASILEIRO.