É DE GRANDE IMPORTÂNCIA A FORMAÇÃO SUPERIOR PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, QUE JÁ SE ENCONTRAM EM EXERCÍCIO PARA A ATUAL POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NACIONAL, NO SENTIDO DE SUPRIR A FALTA DE PROFESSORES QUALIFICADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA ASSIM, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É INVESTIGAR AS TEMÁTICAS DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARFOR DO IFPB – CAMPUS SOUSA. A PRESENTE INVESTIGAÇÃO EMBASOU-SE ENQUANTO PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA, DE CARÁTER DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICO. DESSA FORMA, OS DOCUMENTOS QUE SERVIRAM DE BASE PARA A CONSTRUÇÃO DA PESQUISA FORAM O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFPB – CAMPUS SOUSA, E OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC´S). A ANÁLISE FOI REALIZADA EM TODOS OS TCC´S DA TURMA CONCLUINTE DE 2017, OS RESULTADOS ENCONTRADOS FORAM 11 TRABALHOS VOLTADOS PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS 17 ANALISADOS, E 6 VOLTADOS PARA OUTRAS ÁREAS DO CURSO, COMO POSSÍVEIS CAUSAS APONTAM-SE: O OBJETIVO DO PARFOR QUE É FORMAR PROFESSORES HABILITADOS E QUALIFICADOS, PARA ATUAREM JUNTO À EDUCAÇÃO BÁSICA E OS EGRESSOS JÁ ATUAREM EM SALA DE AULA O QUE FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS NA ÁREA DO ENSINO.