Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS FÍSICAS APRESENTADAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE FLORIANO/PI

Palavra-chaves: ESPAÇO FÍSICO, INSTITUIÇÕES, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) AVALIAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
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Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

A presente pesquisa aborda questões relacionadas às condições das estruturas físicas disponibilizadas por instituições de educação infantil. Foram avaliadas quatro instituições que atendem ao público infantil em idade escolar situadas no município de Floriano-PI. Para tanto, se utilizou como metodologia de pesquisa a abordagem avaliativa, quantitativa e descritiva. Utilizou-se roteiro de observação sistematizada, através do qual buscou averiguar a respeito do acesso à escola, aos aspectos físico e estrutural das salas, paredes, pisos e banheiros; se possui biblioteca, laboratório de informática, dentre outros. Foram utilizados como referencial os pressupostos de Barguil (2003), Carvalho e Rubiano (2010), Faria (2000) e Forneiro (1998), além de documentos legais que orientam a educação brasileira. Os resultados mostraram que há consideráveis discrepâncias entre algumas instituições. Concluiu-se que, a estrutura física empregada para o ensino infantil deve ser repensada e melhor disponibilizada fazendo-se necessária a exigência de políticas públicas voltadas para a melhoria do espaço escolar.

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