A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES REQUER O ENTENDIMENTO DE QUE UMA DAS PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DOCENTE É CONHECER O DINAMISMO QUE ENVOLVE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE BUSCAM OFERECER SUBSÍDIOS PARA FORTALECER OS CURSOS LICENCIATURA, VISANDO INTERVIR NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO QUE SE REFERE À AMPLIAÇÃO DE SEUS SABERES PEDAGÓGICOS, EXPERIÊNCIAS E INTELECTUAIS. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) SE INSERE NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROPORCIONANDO VIVÊNCIA E EXPERIMENTAÇÃO DE SITUAÇÕES CONCRETAS DO COTIDIANO ESCOLAR E DA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PRESENTE PESQUISA INVESTIGOU A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPB, PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA EM SUA FORMAÇÃO DOCENTE. O ESTUDO EXPLORATÓRIO, DE CARÁTER QUANTI-QUALITATIVO, FOI REALIZADO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. FORAM PESQUISADOS VINTE E SEIS (26) RESIDENTES. OS RESULTADOS REVELARAM QUE A MAIORIA DOS RESIDENTES CONSIDERA O PRP IMPORTANTE PARA SUA FORMAÇÃO COMO PROFESSOR, POIS PROPORCIONA VIVÊNCIAS NAS ESCOLAS, CONTRIBUINDO PARA O APERFEIÇOAMENTO DE SUA PRÁTICA E A MOBILIZAÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS PARA UMA FORMAÇÃO MAIS ALINHADA COM AS NECESSIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ALÉM DE OUTROS IMPORTANTES ATRIBUTOS CITADOS PELOS RESIDENTES, CONFERINDO AO PROGRAMA RP UM STATUS ACADÊMICO DE RELEVANTE PAPEL PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA.