NESTA PESQUISA, CONSIDERA-SE QUE UM CURRÍCULO QUE SEJA ALICERÇADO NOS PARÂMETROS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) CONVERGE DE FORMA SIGNIFICATIVA NO MODELO DE ALUNO ALMEJADO PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE EDUCAÇÃO, SENDO A RECEITA PARA SUPERAR AS DICOTOMIAS EXISTENTES ENTRE AS CIÊNCIAS (FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA) VISTAS EM SALA DE AULA E A REALIDADE DO ALUNO. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR AS PERCEPÇÕES DE ALUNOS RELACIONADOS AO ENSINO DAS CIÊNCIAS E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ENVOLVIDA NO PROCESSO. PARA A CONCRETIZAÇÃO DO OBJETIVO APRESENTADO, FOI FEITA UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA EM ARTIGOS PUBLICADOS EM 2019 CUJA TEMÁTICA SE BASEASSE NA INVESTIGAÇÃO DA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO, E, NO ESTUDO DE LIVROS DIDÁTICOS APROVADOS RECENTEMENTE PELO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO. ALÉM DISSO, A PESQUISA CONTOU COM UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. DENTRE OUTRAS COISAS, A PRESENTE PESQUISA MOSTROU QUE APESAR DA IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ, AINDA EXISTEM PROFESSORES QUE LIMITAS O ENSINO DAS CIÊNCIAS AO FORMALISMO MATEMÁTICO E AOS EXAMES E VESTIBULARES.