TAVARES, Elcio Correia De Souza. O erro que dá certo. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/61391>. Acesso em: 22/11/2024 17:00
ESTE ARTIGO VISA MOSTRAR COMO UMA RESPOSTA INCORRETA QUE O QUE O ALUNO MARCA EM UMA QUESTÃO DE PROVA PODE VIR A SERVIR COMO UM MEIO DE APRIMORAMENTO DA SUA FORMAÇÃO ATRAVÉS DA ANÁLISE DA QUESTÃO, DOS MECANISMOS A PARTIR DOS QUAIS ELE CHEGOU À RESPOSTA INCORRETA E DO MODO PARA QUE OS CONCEITOS CORRETOS SEJAM ADQUIRIDOS. NESTE TRABALHO, DUAS QUESTÕES (A COM MAIS ACERTOS E A COM MAIS ERROS) DE UMA PROVA APLICADA A ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO FORAM UTILIZADAS PARA SE IDENTIFICAR O PROCESSO DE PENSAMENTO ATRAVÉS DO QUAL SE CHEGOU À ESCOLHA ENTRE AS OPÇÕES APRESENTADAS. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS ALUNOS QUE FIZERAM A PROVA NÃO TINHAM AS HABILIDADES DESEJADAS EM NOTAÇÃO CIENTÍFICA E/OU ÁLGEBRA, DE MODO QUE FOI FEITA UMA AÇÃO CONSTRUTIVA PARA QUE ELES ALCANÇASSEM OS NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA DE SUA SÉRIE. AO FINAL PÔDE-SE OBSERVAR AUMENTO DO APRENDIZADO DOS ALUNOS NAS AULAS TEÓRICAS SEGUINTES, O QUE RESULTOU EM MAIORES NOTAS NAS AVALIAÇÕES.