O MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO AINDA PERSISTE NOS DIAS ATUAIS E O FATO DOS CONTEÚDOS SEREM TRABALHADOS DE FORMA ISOLADA E AFASTADOS DO DIA A DIA, TORNAM AS AULAS CANSATIVAS E OS ALUNOS DESESTIMULADOS. DIANTE DA NECESSIDADE DE UTILIZAR METODOLOGIAS INOVADORAS, O PRESENTE TRABALHO UTILIZOU UM JOGO DIDÁTICO CHAMADO QUI-BATALHA SOBRE O CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES INORGÂNICOS COM O PROPÓSITO DE TORNAR A AULA MAIS ATRATIVA E O CONTEÚDO MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE DOS ESTUDANTES E, PORTANTO, PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. O JOGO FOI APLICADO EM DUAS TURMAS DO 9° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE FORTALEZA/CE COM O OBJETIVO DE REFORÇAR OS CONCEITOS ESTUDADOS NAS AULAS TEÓRICAS PARA MELHORAR/COMPLEMENTAR A APRENDIZAGEM, GARANTIR A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO E, PORTANTO PROPORCIONAR UM MELHOR DESEMPENHO DOS ALUNOS. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS COM BASE EM UM QUESTIONÁRIO CONTENDO 6 QUESTÕES VARIANDO ENTRE SUBJETIVAS E OBJETIVAS ACERCA DA METODOLOGIA UTILIZADA. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRARAM, ATRAVÉS DAS RESPOSTAS E COMENTÁRIOS DOS ALUNOS, QUE ALGUNS DELES CONSEGUIRAM ENTENDER MELHOR DETERMINADOS CONCEITOS, OUTROS FALARAM QUE APRENDERAM MUITO COM A AULA, OU SEJA, A GRANDE MAIORIA DA TURMA CONSEGUIU ESCLARECER AS DÚVIDAS QUE TINHAM EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES. DESSA FORMA, COM ESTE TRABALHO FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A ASSOCIAÇÃO DA AULA TRADICIONAL EXPOSITIVA COM A METODOLOGIA ALTERNATIVA DE ENSINO, O JOGO, TORNA O DISCENTE QUE ANTES, ERA UM SUJEITO PASSIVO EM ATIVO, AO PERMITIR QUE ESSE INTERAGISSE COM O CONTEÚDO ABORDADO, ALÉM DE CONSEGUIR CONSOLIDAR OS CONCEITOS.