A BIOTECNOLOGIA VEM PERMITINDO DESCOBERTAS QUE AMPLIARAM AS POSSIBILIDADES DE BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE. PRODUTOS E SERVIÇOS DERIVADOS DECORRENTES DESSE AVANÇO ESTÃO DISPONÍVEIS NAS MAIS VARIADAS FORMAS, VÃO DE PLANTAS QUE TIVERAM SEU MELHORAMENTO GENÉTICO IN VITRO, AOS ALIMENTOS MAIS ELABORADOS. POR ESTE MOTIVO, OBJETIVOU-SE NESTA PESQUISA, ABORDAR A BIOTECNOLOGIA E ELUCIDAR UM CAMPO DE DISCUSSÃO TEÓRICO/PRÁTICO DESTA CIÊNCIA CONSIDERANDO A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES. UTILIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA AÇÃO COM ABORDAGEM QUATI/QUALI COM REFERÊNCIA AO MÉTODO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO, AS TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS FORAM: DIAGRAMAS DE FLUXO DO PENSAMENTO (DFP) PRÉ E PÓS-REGÊNCIA. OS RESULTADOS APONTAM QUE O DFP PERMITIU QUE OS ESTUDANTES EM PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDO SISTEMATIZASSEM CONHECIMENTO ADQUIRIDO EM OUTRAS FASES DO ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTE PROCESSO POSSIBILITOU O APERFEIÇOAMENTO DAS IDEIAS E DO MESMO MODO ESTIMULOU O APARATO COGNITIVO DOS ESTUDANTES MEDIANTE A REFLEXÃO DAS RELAÇÕES ENTRE PALAVRAS E CONCEITOS. ALÉM DO MAIS, POR MEIO DA ABORDAGEM DE CONTEÚDO OS ESTUDANTES PUDERAM SE APROPRIAR DE INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO, AS VANTAGENS, DESVANTAGENS, CURIOSIDADES E DEMAIS INFORMAÇÕES PERTINENTES SOBRE BIOTECNOLOGIA. PORTANTO, A EXECUÇÃO DESTA PESQUISA BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE BIOTECNOLOGIA, ANTES E APÓS UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA ENVOLVENDO O ASSUNTO E A PARTIR DOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS ADOTADOS DEMONSTROU-SE EFICIÊNCIA NA CONDUÇÃO DA ABORDAGEM DE CONTEÚDO PARA OS ESTUDANTES QUE SE DISPUSERAM A PARTICIPAR COM INTUITO DE CONSTRUIR CONHECIMENTO EM PARCERIA QUANTO À NOÇÃO DA APLICABILIDADE QUE CIRCUNDAM ESTA CIÊNCIA.