DIANTE DE TAIS QUESTIONAMENTOS COMO, POR EXEMPLO: QUAIS AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES E ALUNOS SOBRE AS AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO? OS PROFESSORES CONSIDERAM O ENSINO DE FÍSICA ATRATIVO PARA OS ALUNOS? NA CONCEPÇÃO DOS DISCENTES, QUE ESTRATÉGIAS FACILITAM O ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS? O PRESENTE TRABALHO SE FUNDAMENTOU EM AUTORES TAIS COMO ARAÚJO (2003); BARBOSA (2002); LACERDA (2011); PCN (2002) E DENTRE OUTROS PARA RESPONDER TAIS PROBLEMÁTICAS. OBTEVE – SE, COM ESSA PESQUISA, POSIÇÕES CRÍTICAS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE AS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. A MESMA FOI REALIZADA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE ÁGUA BRANCA – PI. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI ALCANÇADO, POIS O ESTUDO DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS É MAIS EFETIVO PARA MAIORIA DOS ALUNOS, POIS SE EMPREENDE MAIS SIGNIFICADO, CONTRIBUINDO PARA QUE ELE POSSA ACOMPANHAR A DISCIPLINA DURANTE O CURSO DO ENSINO MÉDIO. COM A APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS OBTIVEMOS OS RESULTADOS ESPERADOS, ISTO É, QUE OS ALUNOS CONSIDERAM MAIS RELEVANTES AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PAUTADA NA EXPERIMENTAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA. NO QUE SE REFERE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A MANEIRA COMO A FÍSICA É MINISTRADA NO ENSINO MÉDIO, COM A ANÁLISE, SE PERCEBEU QUE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DEVEM PASSAR POR CONSTANTES INOVAÇÕES.