ESTA PESQUISA TRATA-SE DE UM RECORTE FEITO COM BASE EM UM PROJETO SOBRE O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS AVANÇADO DE PATU, SENDO OBJETIVA ANALISAR A IMPORTÂNCIA DE UM LABORATÓRIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA UERN. COMO APORTE TEÓRICO NOS FUNDAMENTAMOS NOS TRABALHOS DE SILVA (2004) E GIL (2002). SOBRE A METODOLOGIA DE PESQUISA, ESTA TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, POIS OPTAMOS POR DESENVOLVER UM QUESTIONÁRIO APLICADO AOS GRADUANDOS DO CURSO DE MATEMÁTICA DO CAMPUS DE PATU QUE, DE INÍCIO, CONTÉM 15 QUESTÕES, MAS NESTE TRABALHO TRAREMOS O RECORTE DE APENAS 4, MOSTRANDO A OPINIÃO DESTES ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO. COMO RESULTADOS, VIU-SE QUE OS ALUNOS SENTEM A NECESSIDADE DE TER ESSE LABORATÓRIO, SENDO ESTE MAIS ADEQUADO E COM MAIS EQUIPAMENTOS, JÁ QUE, POR EXEMPLO, ALGUMAS DISCIPLINAS DA GRADE CURRICULAR EXIGEM A PRESENÇA FÍSICA DE UM INSTRUMENTO COMO ESSE CITADO.