O PRESENTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE SOCIALIZAR OS DESAFIOS PRESENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO, POSSÍVEIS CAUSA E SUAS SOLUÇÕES PARA A EVASÃO NESTE NÍVEL DE ENSINO. TÍNHAMOS ANSEIO EM ANALISAR A FORMA COMO ACONTECE O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO, COMO É REALIZADA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO DOS ALUNOS SEJA ELE POR DIFICULDADES SOCIAIS OU INTELECTUAIS. QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICO-METODOLÓGICO, NOSSO ESTUDO FOI CLASSIFICADO COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA UMA VEZ QUE A PESQUISA FOI BASEADA EM OBRAS, TRABALHOS PUBLICADOS DE AUTORES QUE PESQUISAM ESSA LINHA DE CONHECIMENTO ALÉM DE CONSULTAS EM DOCUMENTOS OFICIAS RELACIONADOS AO ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. DOS DESAFIOS A SEREM MENCIONADOS, A EVASÃO ESCOLAR COMPROMETE BOA PARTE DAS PROBLEMÁTICA, SEJA ELA O ENSINO QUE NÃO VISA PROMOVER UMA DISCRIÇÃO QUE SE ADEQUE AS CLASSES SOCIAIS, MUITAS VEZES DISTINTAS EM SALA, OU AS DIFICULDADES INDIVIDUAIS DE CADA DISCENTE, AS QUAIS SÃO VIGENTES PARA A PRÓPRIA ESCOLA QUE OS ABRIGAM. O ENSINO DE MATEMÁTICA, POR SUA VEZ, PRECISA SER ADEQUADO PARA ESSA MINORIA, RELATIVAMENTE POBRE DE CONHECIMENTO, E AMPLIAR OS CAMPOS COGNITIVOS PERMITINDO QUE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO VISUALIZEM OUTRAS FORMAS DE APRENDER.