ESTE ARTIGO DESCREVE O DESENVOLVIMENTO E O POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES ESCOLARES INICIAIS, COMO RESPOSTA AO CRESCIMENTO DA PRESENÇA DELAS NO COTIDIANO, SOBRETUDO DENTRE A POPULAÇÃO MAIS JOVEM NAS ÚLTIMAS DÉCADAS E A VIABILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DE TAIS ARTIFÍCIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
O PROJETO BASEIA-SE NA HIPÓTESE DE QUE NO CENÁRIO ATUAL, O ENSINO DESTA DISCIPLINA NAS SÉRIES FUNDAMENTAIS NÃO INDUZ O INTERESSE NAS CRIANÇAS, QUE CONSEQUENTEMENTE, NÃO SÃO PREPARADAS PARA AS SÉRIES MAIS TARDIAS, SITUAÇÃO ESSA QUE PODE SER REVERTIDA UTILIZANDO O POTENCIAL DESTES RECURSOS TECNOLÓGICOS NA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NÃO É APROVEITADO, SENDO A INTERAÇÃO DO ALUNO COM ELES É VISTA COMO TOTALMENTE MALÉFICA PARA O PROCESSO DE APRENDIZADO. COMO RESULTADO, A PESQUISA DESENCADEOU NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO QUE VISA PASSAR O CONTEÚDO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MANEIRA A DESPERTAR ESTE INTERESSE.