ESTE ESTUDO, TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE CURRÍCULO A PARTIR DAS POLÍTICAS CURRICULARES. É UM TRABALHO FUNDAMENTADO NA ANÁLISE DA TEORIA DO DISCURSO E QUE APRESENTA INTERAÇÕES TEÓRICAS COM OS ESTUDOS DE BASES TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICAS DE AUTORES E AUTORAS DO CAMPO DO CURRÍCULO, COMO MACÊDO(2006). FORAM CONSIDERADOS COMO CORPUS DA PESQUISA OS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DE NOVE ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA E DOZE DOCUMENTOS DAS POLÍTICAS CURRICULARES NACIONAIS, ENTRE ELES, A LDB 9394/96, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS 1ª A 4ª SÉRIE, DIRETRIZES CURRICULARES GERAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS. COMO INSTRUMENTO DE LEITURA E ORGANIZAÇÃO DADOS DOS DOCUMENTOS UTILIZAMOS DE UMA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DA LINGUÍSTICA DE CORPUS, O PROGRAMA WORDSMITH TOOLS, VERSÃO 6, A PARTIR DO QUAL FOI POSSÍVEL INVESTIGAR SIGNIFICANTES E OS ENDEREÇAMENTOS DESTES COMO CONDUTORES DOS SENTIDOS DE CURRÍCULO DOS PPP E DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS.