O presente artigo, atravÉs de uma pesquisa bibliogrÁfica, buscou compreender a relaÇÃo existente entre os estudos hermenÊuticos filosÓficos e a educaÇÃo, refletindo sobre as provÁveis contribuiÇÕes desses estudos para o melhoramento do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, procurou-se analisar e discutir questÕes sobre o fazer pedagÓgico, ressaltando a necessidade de inserir nesse contexto os conhecimentos e as reflexÕes trazidas pela hermenÊutica filosÓfica, como forma de auxiliar o professor na compreensÃo/interpretaÇÃo da realidade que circunda o processo didÁtico-pedagÓgico, facilitando seu entendimento frente as relaÇÕes professor-aluno e professor-currÍculo. Com esse propÓsito, o artigo sugere que haja na educaÇÃo mudanÇas significativas de conceitos, comportamento e atitudes que possam contribuir na transformaÇÃo desse processo de ensino-aprendizagem, tornando-o um pouco mais eficiente e menos excludente.