A METODOLOGIA CIENTÍFICA ESTUDA MÉTODOS E INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS. ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO DESCREVER A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DIANTE DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, REALIZADO NO IF GOIANO - CAMPUS CERES, ATRAVÉS DE ENTREVISTAS COM 16 ESTUDANTES MATRICULADOS NOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA, INFORMÁTICA PARA INTERNET E MEIO AMBIENTE, TODOS ESTES INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO E 3 PROFESSORES QUE MINISTRARAM A DISCIPLINA. FOI OBSERVADO QUE ESTUDANTES E PROFESSORES APRESENTAM UMA PERCEPÇÃO POSITIVA DIANTE A DISCIPLINA, APONTANDO SUA IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE NA FORMAÇÃO. PARTE DOS ESTUDANTES EXECUTAM OU JÁ EXECUTARAM ATIVIDADES DE PESQUISA. OS PROFESSORES AFIRMAM QUE A DISCIPLINA COMO COMPONENTE CURRICULAR É UM GRANDE DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES. É POSSÍVEL CONCLUIR QUE A DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA É IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS, SENDO UM GRANDE DIFERENCIAL QUANDO COMPARADO AO ENSINO MÉDIO REGULAR.