VEMOS QUE AS ATUAIS EXIGÊNCIAS SOCIAIS REQUEREM DO PROFISSIONAL DOCENTE UMA NOVA POSTURA, QUE ATENDA AS TRANSFORMAÇÕES DA ATUALIDADE, E A ABERTURA PARA UMA NOVA RELAÇÃO ENTRE ESTE E O CONHECIMENTO, HAJA VISTO QUE CABE A ELE, PRIMARIAMENTE, O GERENCIAMENTO DESSE PROCESSO. COM EFEITO, ESSAS EXIGÊNCIAS IMPLICAM EM NOVAS APRENDIZAGENS, NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS COMPETÊNCIAS, EM ALTERAÇÃO DE CONCEPÇÕES, OU SEJA, NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO SENTIDO AO FAZER DOCENTE, IMBUÍDO DAS DIMENSÕES ÉTICA E POLÍTICA. A METODOLOGIA ATIVA É UMA CONCEPÇÃO EDUCATIVA QUE ESTIMULA PROCESSOS CONSTRUTIVOS DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO, DESSA FORMA A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO E USO DESTA TEM SE MOSTRADO BASTANTE EFICIENTE NA TENTATIVA DE ATENDER AS DEMANDAS SOCIAIS, EDUCATIVAS DO CONTEXTO SOCIAL VIGENTE. PORTANTO ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONHECER AS CONCEPÇÕES DOS FUTUROS DOCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA CADEIRA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO DOIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ACERCA DAS METODOLOGIAS ATIVAS E A CONTRIBUIÇÃO DESTA PARA A SUA FORMAÇÃO DOCENTE. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS DOIS QUESTIONÁRIOS COM QUESTÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS PARA OBTENÇÃO DOS DADOS. COMO RESULTADO DA PESQUISA VEMOS A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DA DISSEMINAÇÃO ACERCA DA METODOLOGIA ATIVA PRINCIPALMENTE NA FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES, AINDA HÁ MUITOS EQUÍVOCOS COM RELAÇÃO A ELA E DESCONHECIMENTO ACERCA DAS SUAS CONTRIBUIÇÕES, QUE VEM A SER INDISPENSÁVEL DADO AS NECESSIDADES DA ATUALIDADE SOCIAL, O APRIMORAMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE E A AÇÃO EDUCATIVA.