O presente trabalho É decorrente das aÇÕes desenvolvidas atravÉs do Programa Institucional de Bolsas
de IniciaÇÃo À DocÊncia (PIBID), no municÍpio paraibano de Monteiro. O nosso objetivo, ao mesmo
tempo em que relatamos algumas experiÊncias que foram realizadas em nossas intervenÇÕes, É refletir
sobre como as nossas vivÊncias e (in) experiÊncias nesse programa contribuÍram para a nossa
formaÇÃo como futuro professor de LÍngua Portuguesa. Nesse sentido, como nos colocamos como
professor em formaÇÃo inicial, o relato das prÓprias vivÊncias É um recurso primordial para fazer uma
anÁlise clÍnica sobre o ser profissional que estÁ sendo formado (TEIXEIRA, 2012). Como lastro
teÓrico em que se assentam nossas reflexÕes, apoiamo-nos em AbrahÃo (2004), Cunha e Machado
(2004), Souza (2004) e Teixeira (2012) para os quais as narrativas autobiogrÁficas, a partir de um
enfoque clÍnico, assumem relevo importante como objeto de estudo na Área da EducaÇÃo. Os
resultados obtidos foram satisfatÓrios, nÃo apenas ao licenciando-bolsista que pÔde passar por
(in)experiÊncias que foram significativas para a ressignificaÇÃo de sua prÁtica pedagÓgica, como
tambÉm aos alunos da escola que sÃo beneficiados pelo projeto, com os quais foram desenvolvidas
atividades de leitura a partir de uma perspectiva lÚdica em que se buscou amalgamar sabor e saber.