A SOCIEDADE ATUAL TEM PASSADO POR GRANDES TRANSFORMAÇÕES E, BOA PARTE DELAS TEM SIDO FORTEMENTE MARCADA PELO AVANÇO DAS TECNOLOGIAS. ESSAS MUDANÇAS TÊM CAUSADO GRANDES IMPACTOS TANTO NA VIDA SOCIAL, COMO CULTURAL, ECONÔMICA E ATÉ MESMO EDUCATIVA. OS RECURSOS TECNOLÓGICOS TÊM FACILITADO A VIDA DA SOCIEDADE EM GERAL TRAZENDO AGILIDADE, PROMOVENDO INTERAÇÃO E RÁPIDO ACESSO À INFORMAÇÃO E A COMUNICAÇÃO. COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO, AS TECNOLOGIAS PODEM CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE, POIS PERMITEM A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO, EM QUE ALUNOS E PROFESSORES PODEM TER ACESSO A INÚMEROS MATERIAIS EDUCATIVOS DISPONIBILIZADOS NAS REDES, ACESSÍVEIS PARA QUALQUER TIPO DE PESQUISA. PARA ISTO A EDUCAÇÃO CONTA COM O LETRAMENTO DIGITAL O QUE OBJETIVA INCLUIR AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO E ESTUDO TANTO EM SALA DE AULA COMO FORA DELA. COM BASE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO O LETRAMENTO DIGITAL BUSCA INCLUIR OS CAMPESINOS NA ERA DA TECNOLOGIA VISANDO PROMOVER O DESENVOLVIMENTO LOCAL E A INTERAÇÃO DESTA POPULAÇÃO COM O QUE ACONTECE NO MUNDO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VIRTUAL. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, BUSCAMOS ATENTAR PARA A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL NA SOCIEDADE, VOLTANDO O OLHAR PARA AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO DO CAMPO, E DE COMO ESSAS TECNOLOGIAS PODEM CONTRIBUIR PARA A SUA REALIDADE. O ESTUDO REALIZADO CARACTERIZA-SE COMO PESQUISA DESCRITIVA E BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTADA A PARTIR DAS CONSIDERAÇÕES DE DIVERSOS AUTORES ACERCA DO TEMA LETRAMENTO DIGITAL BUSCANDO CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO DO CAMPO.