O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR UM ESTUDO CAPAZ DE CONTRIBUIR E FACILITAR A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FUNÇÕES: LINEAR, QUADRÁTICA, EXPONENCIAL, LOGARÍTMICA E TRIGONOMÉTRICAS, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES COMPUTACIONAIS GEOGEBRA E GRAPHMATICA, PARA VISUALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS DA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA APLICADA A MATEMÁTICA, DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/CAMPUS IV, EM RIO TINTO–PB. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA CARACTERIZA-SE EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS COMO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA. O TAMANHO DA AMOSTRA FORAM 26 ALUNOS DA DISCIPLINA INFORMÁTICA APLICADA A MATEMÁTICA, FORAM REALIZADAS 4 OFICINAS UTILIZANDO OS DOIS SOFTWARES E COMO INSTRUMENTOS EMPREGADOS NA COLETA DE DADOS FORAM UTILIZADOS 4 (QUATRO) QUESTIONÁRIOS DIAGNÓSTICOS, CONTENDO 6 QUESTÕES CADA, PARA VER AS OPINIÕES DE UMA RELAÇÃO AOS SOFTWARES UTILIZADOS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE, OS ALUNOS MESMO ESTANDO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA APRESENTAM ALGUMAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FUNÇÕES, ESPECIFICAMENTE NO QUE SE REFERE À VISUALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO GRÁFICA. PERCEBEU-SE AINDA QUE, OS DADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES PERMITEM AFIRMAR QUE OS SOFTWARES GEOGEBRA E GRAPHMATICA SE CARACTERIZAM COMO UM INSTRUMENTO FACILITADOR PARA COMPREENSÃO DO ESTUDO DESSAS FUNÇÕES, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE A VISUALIZAÇÃO GRÁFICA. AINDA DENTRE OS RESULTADOS, OS ALUNOS PUDERAM AFIRMAR QUE O SUPORTE DOS SOFTWARES GEOGEBRA E GRAPHMATICA, PODERIAM TAMBÉM CONTRIBUIR E FACILITAR A APRENDIZAGEM EM OUTRAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.