INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO FAZER DOCENTE COM CRIANÇA AUTISTA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60784 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5704 "inscrito_id" => 13878 "titulo" => "INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO FAZER DOCENTE COM CRIANÇA AUTISTA" "resumo" => "O NÚMERO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA VEM CRESCENDO AO LONGO DOS ANOS, GERANDO INÚMEROS AVANÇOS NA LEGISLAÇÃO INCLUSIVA. É O DEVER DAS ESCOLAS REGULARES RECEBEREM ESTAS CRIANÇAS COM ESPECTRO DO AUTISMO. ISSO NOS MOTIVA A REFLETIR ACERCA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO FAZER DOCENTE COM A CRIANÇA AUTISTA. DOCENTES QUE NECESSITAM BUSCAR FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATENDER ESTA CRESCENTE DEMANDA, PORÉM GRANDE PARTE SENTE-SE DESPREPARADAS NO SABER FAZER E SABER COM A CRIANÇA COM ALGUM TIPO DE NECESSIDADE ESPECIAL. FOI UM ESTUDO BALIZADO PELO MARCO DE TEÓRICOS COMO MANTOAN, (2003); GOMEZ PALÁCIO, CARVALHO, (2009), ENTRE OUTROS. TEVE O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES QUANTO AOS DESAFIOS ENFRENTADOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO E OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE: I. ANALISAR ASPECTOS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, II. IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA INCLUSÃO E RECURSOS UTILIZADOS NA PRÁTICA DOCENTE, PARA QUE HOUVESSE UMA MAIOR COMPREENSÃO DE COMO OS EDUCADORES ENXERGAM ESTE CENÁRIO INCLUSIVO PARA A COLETA DE DADOS, FOI UTILIZADA A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM TRÊS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL II PERÍODO. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRARAM QUE MUITO SE PROPALA EM ACOLHER TODAS AS CRIANÇAS AUTISTAS. MAS, O QUE SE CONSTATOU FORAM AS CONDIÇÕES CONTRADITÓRIAS SOBRE INCLUSÃO. NOTAVELMENTE, DOCENTE QUE ALIJAM A CRIANÇA, NEM MESMO DEMONSTRAVA O INTERESSE EM REFERIR-SE A CRIANÇA PELO PRÓPRIO NOME. E SIM, “AQUELE ALI”. SER MEDIADORA DE CRIANÇA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AINDA EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA, FOI TALVEZ UM DOS APRENDIZADOS MAIS SIGNIFICATIVO. TENDO EM VISTA, A INCIPIENTE DE UMA EQUIPE PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS (TEA). UMA DAS ALTERNATIVAS IDENTIFICADAS PARA ENFRENTAR ESTE ENTRAVE TEM SIDO A FORMAÇÃO CONTINUADA, A ESPECIALIZAÇÃO DE QUEM COTIDIANAMENTE PARA SUPERA DESAFIOS COM ESTE ALUNADO PRECISA DE ROTINAS PEDAGÓGICAS PRECISAMENTE PLANEJADAS ESPECÍFICAS PARA INTERVENÇÕES EM PROCESSO DE APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DESAFIOS DA INCLUSÃO, AUTISMO, EDUCAÇÃO INFANTIL, PERCEPÇÃO DO DOCENTE, PERCEPÇÃO DO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID13878_03102019210112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE CAROLINE PEDROSO TURIBI" "autor_nome_curto" => "ANNE PEDROSO" "autor_email" => "annecarolinepedroso@gmail" "autor_ies" => "FACULDADE ESBAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60784 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5704 "inscrito_id" => 13878 "titulo" => "INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO FAZER DOCENTE COM CRIANÇA AUTISTA" "resumo" => "O NÚMERO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA VEM CRESCENDO AO LONGO DOS ANOS, GERANDO INÚMEROS AVANÇOS NA LEGISLAÇÃO INCLUSIVA. É O DEVER DAS ESCOLAS REGULARES RECEBEREM ESTAS CRIANÇAS COM ESPECTRO DO AUTISMO. ISSO NOS MOTIVA A REFLETIR ACERCA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE AOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO FAZER DOCENTE COM A CRIANÇA AUTISTA. DOCENTES QUE NECESSITAM BUSCAR FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATENDER ESTA CRESCENTE DEMANDA, PORÉM GRANDE PARTE SENTE-SE DESPREPARADAS NO SABER FAZER E SABER COM A CRIANÇA COM ALGUM TIPO DE NECESSIDADE ESPECIAL. FOI UM ESTUDO BALIZADO PELO MARCO DE TEÓRICOS COMO MANTOAN, (2003); GOMEZ PALÁCIO, CARVALHO, (2009), ENTRE OUTROS. TEVE O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES QUANTO AOS DESAFIOS ENFRENTADOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO E OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE: I. ANALISAR ASPECTOS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, II. IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA INCLUSÃO E RECURSOS UTILIZADOS NA PRÁTICA DOCENTE, PARA QUE HOUVESSE UMA MAIOR COMPREENSÃO DE COMO OS EDUCADORES ENXERGAM ESTE CENÁRIO INCLUSIVO PARA A COLETA DE DADOS, FOI UTILIZADA A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM TRÊS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL II PERÍODO. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRARAM QUE MUITO SE PROPALA EM ACOLHER TODAS AS CRIANÇAS AUTISTAS. MAS, O QUE SE CONSTATOU FORAM AS CONDIÇÕES CONTRADITÓRIAS SOBRE INCLUSÃO. NOTAVELMENTE, DOCENTE QUE ALIJAM A CRIANÇA, NEM MESMO DEMONSTRAVA O INTERESSE EM REFERIR-SE A CRIANÇA PELO PRÓPRIO NOME. E SIM, “AQUELE ALI”. SER MEDIADORA DE CRIANÇA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AINDA EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PEDAGOGIA, FOI TALVEZ UM DOS APRENDIZADOS MAIS SIGNIFICATIVO. TENDO EM VISTA, A INCIPIENTE DE UMA EQUIPE PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS (TEA). UMA DAS ALTERNATIVAS IDENTIFICADAS PARA ENFRENTAR ESTE ENTRAVE TEM SIDO A FORMAÇÃO CONTINUADA, A ESPECIALIZAÇÃO DE QUEM COTIDIANAMENTE PARA SUPERA DESAFIOS COM ESTE ALUNADO PRECISA DE ROTINAS PEDAGÓGICAS PRECISAMENTE PLANEJADAS ESPECÍFICAS PARA INTERVENÇÕES EM PROCESSO DE APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DESAFIOS DA INCLUSÃO, AUTISMO, EDUCAÇÃO INFANTIL, PERCEPÇÃO DO DOCENTE, PERCEPÇÃO DO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID13878_03102019210112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE CAROLINE PEDROSO TURIBI" "autor_nome_curto" => "ANNE PEDROSO" "autor_email" => "annecarolinepedroso@gmail" "autor_ies" => "FACULDADE ESBAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }