O PRESENTE ARTIGO, INTITULADO “INCENTIVO À LEITURA POR MEIO DE POESIA NA ESCOLA COMO ATIVIDADE
LÚDICO INTERPRETATIVA” É RESULTADO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE COM REGISTRO EM CADERNO DE CAMPO
REALIZADA NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E NA GESTÃO ESCOLAR EM UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PARINTINS, ESTADO DO AMAZONAS, NO PERÍODO DO DIA 1º DE ABRIL A 21 DE JUNHO DE 2019. UTILIZOU-SE COMO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS, PARA A OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES, OS SEGUINTES: OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, E REGISTRO EM CADERNO DE CAMPO, E ENTREVISTA ESTRUTURADA REALIZADA COM A GESTORA E A PEDAGOGA DA ESCOLA CAMPO. PARA FUNDAMENTAÇÃO DESTE, UTILIZOU-SE AS CONTRIBUIÇÕES DE: GEBARA (2011), JOSÉ (2003), MALUF (2012), SANTOS (2011), SOLÉ (1988), OS QUAIS CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DESTE ARTIGO E COM O DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DO MESMO. DESTA FORMA, AS EXPERIÊNCIAS CONSTRUÍDAS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO PROPORCIONARAM UMA VISÃO SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NESSA ÁREA E OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO COTIDIANO DA GESTÃO EDUCACIONAL, ASSIM COMO A CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO, CONTRIBUINDO ASSIM PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO (A) LICENCIANDO (A) EM PEDAGOGIA.