IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ORNAMENTAIS COMO AUXÍLIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO À DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PARAIPABA-CE.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60732 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5887 "inscrito_id" => 5536 "titulo" => "IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ORNAMENTAIS COMO AUXÍLIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO À DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PARAIPABA-CE." "resumo" => "OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO ABRANGEM UMA PARTE DA CIÊNCIA DA VIDA DE FORMA MAIS APROFUNDADA QUANDO COMPARADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL. A FORMA MAIS DETALHADA DE ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS NO ENSINO MÉDIO MUITAS VEZES FAZ COM QUE OS ALUNOS NÃO O COMPREENDAM DE MANEIRA IMEDIATA OU PROVOCAM UMA CONFUSÃO DE DETERMINADOS ASSUNTOS E, MUITAS VEZES, PROVOCAM UM PERCEPTÍVEL DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS (GARCIA, 2000). DESTE MODO O TRABALHO TEM O OBJETIVO DE TORNAR O ASSUNTO DE BOTÂNICA MAIS ACESSÍVEL AOS ALUNOS DO PONTO DE VISTA PRÁTICO COM RELAÇÃO À NOMENCLATURA E TIPOS DE PLANTAS ORNAMENTAIS PRESENTES NA ESCOLA. PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE, FORAM CONFECCIONADAS PLACAS DE MATERIAL PVC E IMPRESSÃO GRÁFICA PARA IDENTIFICAÇÃO DESSAS PLANTAS, E ENTÃO, O DESLOCAMENTO DOS ALUNOS, POR PARTE DA PROFESSORA E DA GRADUANDA BOLSISTA DO PROGRAMA PIBID, AO ESPAÇO DO JARDIM DA ESCOLA, POSSIBILITANDO-OS ASSIM A VISUALIZAÇÃO E APROXIMAÇÃO DO QUE FORA ENSINADO APENAS DE FORMA TEÓRICA EM SALA DE AULA. A ATIVIDADE RESULTOU NA VISÍVEL EMPOLGAÇÃO DOS ALUNOS AO SAÍREM PARA UMA AULA PRÁTICA E NA CAPACIDADE DA MAIORIA DOS ALUNOS COMPREENDEREM MELHOR OS DIFERENTES FILOS DAS PLANTAS E A REGRA DE NOMENCLATURA BINOMIAL ATRAVÉS DA CORRELAÇÃO ENTRE AS INFORMAÇÕES INDICATIVAS NAS PLACAS E O CONHECIMENTO PRÉVIO TEÓRICO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, BOTÂNICA, METODOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID5536_03102019230620.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÍDIA SANTANA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANA LÍDIA" "autor_email" => "analidiasr4@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE} - CAMPUS DE PARACURU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60732 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5887 "inscrito_id" => 5536 "titulo" => "IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ORNAMENTAIS COMO AUXÍLIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO À DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PARAIPABA-CE." "resumo" => "OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO ABRANGEM UMA PARTE DA CIÊNCIA DA VIDA DE FORMA MAIS APROFUNDADA QUANDO COMPARADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL. A FORMA MAIS DETALHADA DE ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS NO ENSINO MÉDIO MUITAS VEZES FAZ COM QUE OS ALUNOS NÃO O COMPREENDAM DE MANEIRA IMEDIATA OU PROVOCAM UMA CONFUSÃO DE DETERMINADOS ASSUNTOS E, MUITAS VEZES, PROVOCAM UM PERCEPTÍVEL DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS (GARCIA, 2000). DESTE MODO O TRABALHO TEM O OBJETIVO DE TORNAR O ASSUNTO DE BOTÂNICA MAIS ACESSÍVEL AOS ALUNOS DO PONTO DE VISTA PRÁTICO COM RELAÇÃO À NOMENCLATURA E TIPOS DE PLANTAS ORNAMENTAIS PRESENTES NA ESCOLA. PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE, FORAM CONFECCIONADAS PLACAS DE MATERIAL PVC E IMPRESSÃO GRÁFICA PARA IDENTIFICAÇÃO DESSAS PLANTAS, E ENTÃO, O DESLOCAMENTO DOS ALUNOS, POR PARTE DA PROFESSORA E DA GRADUANDA BOLSISTA DO PROGRAMA PIBID, AO ESPAÇO DO JARDIM DA ESCOLA, POSSIBILITANDO-OS ASSIM A VISUALIZAÇÃO E APROXIMAÇÃO DO QUE FORA ENSINADO APENAS DE FORMA TEÓRICA EM SALA DE AULA. A ATIVIDADE RESULTOU NA VISÍVEL EMPOLGAÇÃO DOS ALUNOS AO SAÍREM PARA UMA AULA PRÁTICA E NA CAPACIDADE DA MAIORIA DOS ALUNOS COMPREENDEREM MELHOR OS DIFERENTES FILOS DAS PLANTAS E A REGRA DE NOMENCLATURA BINOMIAL ATRAVÉS DA CORRELAÇÃO ENTRE AS INFORMAÇÕES INDICATIVAS NAS PLACAS E O CONHECIMENTO PRÉVIO TEÓRICO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO, BOTÂNICA, METODOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID5536_03102019230620.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÍDIA SANTANA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ANA LÍDIA" "autor_email" => "analidiasr4@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE} - CAMPUS DE PARACURU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }