ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A QUESTÃO DA ACESSIBILIDADE EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR NA CIDADE DE MESQUITA/RJ, SOBRETUDO UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO NA ÁREA DE LOCOMOÇÃO E MOBILIDADE. AO PÚBLICO ALVO DA FORMAÇÃO, NUM TOTAL DE VINTE PARTICIPANTES, FORAM DESTINADAS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS GRATUITAS COM ABORDAGEM DA LEGISLAÇÃO E VIVENCIAS REAIS NA VIDA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO. NESSA LINHA DE TRABALHO, FORAM REALIZADAS ATIVIDADES DE CONTEXTUALIZAÇÃO COM OS PROFISSIONAIS. NESSAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, AS VOZES DOS PROFESSORES E MEDIADORES FORAM PROBLEMATIZADAS NAS SITUAÇÕES CONFLITUOSAS QUE VIVENCIARAM COM A PRÓPRIA PRÁTICA. ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DESTE TRABALHO COM BASE QUALITATIVA E QUANTITATIVA, QUE RESSALTA, SOBRETUDO, OS ASPECTOS DINÂMICOS E SUBJETIVOS, ANALISANDO INFORMAÇÕES MAIS COMPLEXAS, COMO O COMPORTAMENTO, OS SENTIMENTOS, AS EXPRESSÕES E DEMAIS POSTURAS OBSERVADAS NO OBJETO DE ESTUDO. O TRABALHO REALIZADO, CULMINOU NA FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DOS ENVOLVIDOS, COM MENÇÃO A TORNÁ-LOS MULTIPLICADORES DAS INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS, A FIM DE CONSCIENTIZAR OS DEMAIS PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MESQUITA DA IMPORTÂNCIA NA ACESSIBILIDADE DOS ESPAÇOS PÚBLICOS E A PROPOSTA DE CONTINUIDADE NA FORMAÇÃO, POIS FOI A PRIMEIRA E ÚNICA A SER REALIZADA, CABENDO UMA CONSTÂNCIA PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS.