O PRESENTE ARTIGO DE CLASSE BIBLIOGRÁFICA PRETENDE ARRAZOAR A INCLUSÃO EM SUA COMPREENSÃO NA CONJUNTURA CONTEMPORÂNEA E AO MESMO TEMPO NO DOMÍNIO EDUCATIVO, ASSINALANDO EM EXTERIORIDADES DESSEMELHANTES O IMPONENTE DESAFIO DE SUA PROMOÇÃO. OBJETIVOU-SE FUNDAMENTALMENTE PROMOVER A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE INCLUSÃO, BEM COMO CONDUZIR O LEITOR A UMA APRECIAÇÃO CRÍTICA SOBRE A NECESSIDADE DE QUEBRA DE PROTÓTIPOS ALONGADOS QUE SE PERPETUARAM AO LONGO DOS TEMPOS, ALÉM DISSO CONTUNDINDO PELO O DOMÍNIO EDUCATIVO REFLETINDO SOBRE O DESAFIO DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DESSAS IDEOLOGIAS PONDERANDO A ATUAÇÃO DOS EDUCADORES NESSA DEMANDA E OS DESAFIOS SOBREPOSTOS NA EFETUAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AUTENTICAMENTE INCLUSIVA. MANTOAN (2005) RESSALTA QUE PARA QUE HAJA A INCLUSÃO, FAZ – SE NECESSÁRIO QUE TODOS OS ENVOLVENTES SE INCLUAM DE FORMA PARTICIPATIVA E QUE FAÇA VALER OS DIREITOS A QUAL SE PERTENCE, A INCLUSÃO NÃO DEVE EXISTIR BARREIRAS, E SIM, QUEBRAS DE BARREIRAS SEJAM ELAS QUAIS FOREM. NO VIÉS SUPRAMENCIONADO, A METODOLOGIA CONSTITUI-SE EM UM FORMATO DE ANÁLISE QUALITATIVO BIBLIOGRÁFICO EMBASADO NA APRECIAÇÃO DE DÍSPARES OBRAS E AUTORES DE RENOME NO DEBATE DESSA TEMÁTICA. A FIM DE ENTENDER O PROCESSO, OS RESULTADOS FORAM SATISFATÓRIOS A PESQUISA E QUE A MESMA ENTENDE – SE QUE OS PROFISSIONAIS DESTACAM A PRECARIDADE DO SISTEMA DE ENSINO E QUE OS MESMOS NÃO SE ENCONTRAM PREPARADOS PARA ATUAR COM PROCESSO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, NÃO SE SENTEM CAPACITADOS