O PRESENTE ARTIGO VISA EXPOR O CONCEITO DE GAMIFICAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O BEHAVIORISMO RADICAL E
EXPLORAR AS CONTRIBUIÇÕES PARA A CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE ACADÊMICO ÍMPAR. POR MEIO DE UMA REVISÃO
BIBLIOGRÁFICA, SELECIONAMOS AUTORES COMO AZARITE (2013), KAPP (2012) ZICHERMANN E
CUNNINGHAM (2011) PARA CONCEITUALIZAR O TERMO GAMIFICAÇÃO E CARVALHO E MATOS (2015),
SKINNER (1982) PARA CONCEITUALIZAR O BEHAVIORISMO. E POR MEIO DESSES DADOS BUSCAMOS CONSTATAR SUA
RELAÇÃO COM A GAMIFICAÇÃO. PARA CONSOLIDAÇÃO DOS DADOS FIZEMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA EM UMA
ESCOLA DA REDE PÚBLICA. A ANÁLISE DE DADOS FOI FUNDAMENTADA EM BARDIN (1997), PODENDO ENTÃO
COMPROVAR A EFICÁCIA DESSAS METODOLOGIAS, PARA PROMOVER METODOLOGIAS QUE POTENCIALIZE O ENSINOAPRENDIZAGEM.