PRETENDEMOS COM O PRESENTE TRABALHO CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DE QUAIS SÃO OS MAIORES ANSEIOS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS COM O CURSO E QUAIS EXPECTATIVAS FORAM ATINGIDAS AO FINAL DESSE PROCESSO EDUCATIVO. DESSA FORMA, PRETENDEMOS LEVANTAR DISCUSSÕES ACERCA DOS POSSÍVEIS IMPACTOS NA VIDA PROFISSIONAL E, CONSEQUENTEMENTE, NO AMBIENTE ESCOLAR. ESSE ESTUDO É UMA PARTE INTEGRANTE DA NOSSA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NA QUAL INVESTIGAMOS O HÁBITO LEITOR DO ESTUDANTE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF). PARA A REALIZAÇÃO DESSE ESTUDO, QUE É TRANSVERSAL, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO E DE HÁBITOS E PRÁTICAS DOS GRADUANDOS. COM DADOS OBJETIVOS FOI POSSÍVEL DETECTAR EVIDÊNCIAS QUE APONTAM QUE AS EXPECTATIVAS MAIS RECORRENTES FORAM SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA. O QUE MAIS CHAMOU A ATENÇÃO, CONTUDO, FOI A FRUSTRAÇÃO DOS FORMANDOS AO PERCEBEREM QUE, SEGUNDO SUAS PERSPECTIVAS, NÃO TINHAM SIDO BEM CAPACITADOS PARA A EXERCEREM A CARREIRA DE PROFESSOR. NO ENTANTO, DIVERSOS TEÓRICOS, COMO GATTI, BENEVIDES E MIRANDA AFIRMAM QUE TEORIA SEM UMA PRÁTICA EFETIVA SE TORNA VAZIA DE SIGNIFICADOS. PORTANTO, PRIVAR OS ALUNOS DE CONHECEREM E TESTAREM MÉTODOS CONCRETOS/REAIS DE COMO ABORDAR OS CONTEÚDOS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS É UMA MANEIRA DE TER CADA VEZ MAIS NOVOS PROFESSORES DESPREPARADOS PARA ASSUMIR UMA TURMA. OS RESULTADOS OBTIDOS, PORTANTO, APRESENTAM PONTOS PERTINENTES PARA A REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELACIONADAS AO CURSO DE LETRAS, PODENDO, ASSIM, CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO EM TORNO DA REFORMULAÇÃO DESSES CURSOS.