FUTUROS PROFESSORES E A PREPARAÇÃO PARA A SALA DE AULA: AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60625 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2123 "inscrito_id" => 2063 "titulo" => "FUTUROS PROFESSORES E A PREPARAÇÃO PARA A SALA DE AULA: AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "resumo" => "PRETENDEMOS COM O PRESENTE TRABALHO CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DE QUAIS SÃO OS MAIORES ANSEIOS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS COM O CURSO E QUAIS EXPECTATIVAS FORAM ATINGIDAS AO FINAL DESSE PROCESSO EDUCATIVO. DESSA FORMA, PRETENDEMOS LEVANTAR DISCUSSÕES ACERCA DOS POSSÍVEIS IMPACTOS NA VIDA PROFISSIONAL E, CONSEQUENTEMENTE, NO AMBIENTE ESCOLAR. ESSE ESTUDO É UMA PARTE INTEGRANTE DA NOSSA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NA QUAL INVESTIGAMOS O HÁBITO LEITOR DO ESTUDANTE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF). PARA A REALIZAÇÃO DESSE ESTUDO, QUE É TRANSVERSAL, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO E DE HÁBITOS E PRÁTICAS DOS GRADUANDOS. COM DADOS OBJETIVOS FOI POSSÍVEL DETECTAR EVIDÊNCIAS QUE APONTAM QUE AS EXPECTATIVAS MAIS RECORRENTES FORAM SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA. O QUE MAIS CHAMOU A ATENÇÃO, CONTUDO, FOI A FRUSTRAÇÃO DOS FORMANDOS AO PERCEBEREM QUE, SEGUNDO SUAS PERSPECTIVAS, NÃO TINHAM SIDO BEM CAPACITADOS PARA A EXERCEREM A CARREIRA DE PROFESSOR. NO ENTANTO, DIVERSOS TEÓRICOS, COMO GATTI, BENEVIDES E MIRANDA AFIRMAM QUE TEORIA SEM UMA PRÁTICA EFETIVA SE TORNA VAZIA DE SIGNIFICADOS. PORTANTO, PRIVAR OS ALUNOS DE CONHECEREM E TESTAREM MÉTODOS CONCRETOS/REAIS DE COMO ABORDAR OS CONTEÚDOS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS É UMA MANEIRA DE TER CADA VEZ MAIS NOVOS PROFESSORES DESPREPARADOS PARA ASSUMIR UMA TURMA. OS RESULTADOS OBTIDOS, PORTANTO, APRESENTAM PONTOS PERTINENTES PARA A REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELACIONADAS AO CURSO DE LETRAS, PODENDO, ASSIM, CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO EM TORNO DA REFORMULAÇÃO DESSES CURSOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "UNIVERSIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LICENCIATURA, LETRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2063_15082019173633.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIULIA ALEXANDRE SILVA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "GIULIA ALMEIDA" "autor_email" => "giuliaalmeida@gmail.com" "autor_ies" => "FAFIMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60625 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2123 "inscrito_id" => 2063 "titulo" => "FUTUROS PROFESSORES E A PREPARAÇÃO PARA A SALA DE AULA: AS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "resumo" => "PRETENDEMOS COM O PRESENTE TRABALHO CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DE QUAIS SÃO OS MAIORES ANSEIOS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS COM O CURSO E QUAIS EXPECTATIVAS FORAM ATINGIDAS AO FINAL DESSE PROCESSO EDUCATIVO. DESSA FORMA, PRETENDEMOS LEVANTAR DISCUSSÕES ACERCA DOS POSSÍVEIS IMPACTOS NA VIDA PROFISSIONAL E, CONSEQUENTEMENTE, NO AMBIENTE ESCOLAR. ESSE ESTUDO É UMA PARTE INTEGRANTE DA NOSSA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NA QUAL INVESTIGAMOS O HÁBITO LEITOR DO ESTUDANTE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF). PARA A REALIZAÇÃO DESSE ESTUDO, QUE É TRANSVERSAL, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO E DE HÁBITOS E PRÁTICAS DOS GRADUANDOS. COM DADOS OBJETIVOS FOI POSSÍVEL DETECTAR EVIDÊNCIAS QUE APONTAM QUE AS EXPECTATIVAS MAIS RECORRENTES FORAM SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA. O QUE MAIS CHAMOU A ATENÇÃO, CONTUDO, FOI A FRUSTRAÇÃO DOS FORMANDOS AO PERCEBEREM QUE, SEGUNDO SUAS PERSPECTIVAS, NÃO TINHAM SIDO BEM CAPACITADOS PARA A EXERCEREM A CARREIRA DE PROFESSOR. NO ENTANTO, DIVERSOS TEÓRICOS, COMO GATTI, BENEVIDES E MIRANDA AFIRMAM QUE TEORIA SEM UMA PRÁTICA EFETIVA SE TORNA VAZIA DE SIGNIFICADOS. PORTANTO, PRIVAR OS ALUNOS DE CONHECEREM E TESTAREM MÉTODOS CONCRETOS/REAIS DE COMO ABORDAR OS CONTEÚDOS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS É UMA MANEIRA DE TER CADA VEZ MAIS NOVOS PROFESSORES DESPREPARADOS PARA ASSUMIR UMA TURMA. OS RESULTADOS OBTIDOS, PORTANTO, APRESENTAM PONTOS PERTINENTES PARA A REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELACIONADAS AO CURSO DE LETRAS, PODENDO, ASSIM, CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO EM TORNO DA REFORMULAÇÃO DESSES CURSOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "UNIVERSIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LICENCIATURA, LETRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2063_15082019173633.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIULIA ALEXANDRE SILVA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "GIULIA ALMEIDA" "autor_email" => "giuliaalmeida@gmail.com" "autor_ies" => "FAFIMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }