O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR OS CONHECIMENTOS E AS PRÁTICAS DOCENTES NO QUE TANGE À MULTIMODALIDADE ANTES E DEPOIS DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA COM PROFESSORES DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DE FORTALEZA-CE. O REFERENCIAL TEÓRICO ABRANGEU AS SEGUINTES CATEGORIAS: FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA, MULTIMODALIDADE E LETRAMENTO MULTIMODAL CRÍTICO. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI A PESQUISA QUALITATIVA COM NUANCES DE PESQUISA-AÇÃO, EM QUE TIVEMOS COMO PRIMEIRO INSTRUMENTO OS QUESTIONÁRIOS IMPRESSOS DE SONDAGEM APLICADOS A OITO PROFESSORES. OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS NESTE QUESTIONÁRIO PODEM INDICAR QUE OS PROFESSORES PARTICIPANTES DA PESQUISA, APÓS A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA, PASSARAM A PLANEJAR E DESENVOLVER PRÁTICAS DE LETRAMENTO UTILIZANDO OS LIVROS DIDÁTICOS COM O INTUITO DE INSTIGAR AS DIMENSÕES AFETIVA, COMPOSICIONAL E CRÍTICA COM OS DISCENTES EM SALA DE AULA, VISANDO PRINCIPALMENTE A COMPREENSÃO DE PALAVRAS E IMAGENS NOS TEXTOS MULTIMODAIS. ESSA PERCEPÇÃO PODE EVIDENCIAR QUE HOUVE O INÍCIO DO PROCESSO DE REFLEXÃO POR PARTE DOS PROFESSORES SOBRE A SUA PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE NO AMBIENTE ESCOLAR.