ESTE TRABALHO BUSCOU CONHECER O CAMINHO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA REALIDADE DA EDUCAÇÃO CEARENSE, ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E EMPÍRICA, ONDE QUATRO ESCOLAS FORAM VISITADAS E INVESTIGADAS PARA A COLETA DE DADOS. TAIS INFORMAÇÕES OBJETIVARAM CONTRIBUIR COM A PESQUISA EM PAUTA, DE MANEIRA A ESTABELECER O PERCURSO FORMATIVO DO PROFISSIONAL DOCENTE NO ÂMBITO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CEARÁ. PARA TANTO, FORAM UTILIZADAS LEITURAS DE FREIRE (1996), IMBERNÓN (2010) E LIBÂNEO & PIMENTA (1998) ALÉM DE DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS COMO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO DE 1996. FORAM REALIZADAS TAMBÉM A APLICABILIDADE DE QUESTIONÁRIOS AOS PROFESSORES E ENTREVISTAS COM DIRETORES E COORDENADORES DESTAS INSTITUIÇÕES, DE MANEIRA A COLETAR INFORMAÇÕES SOBRE A VIVÊNCIA FORMATIVA CENTRADA NO SEIO DA ESCOLA DA MICRORREGIÃO DO SERTÃO CENTRAL CEARENSE. OS DADOS COLHIDOS ATRAVÉS DA REFERIDA PESQUISA DE CAMPO, POSSIBILITARAM TRAÇARMOS UM ENTENDIMENTO DE COMO ACONTECE A FORMAÇÃO NO SEIO DAS QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS CEARENSES PESQUISADAS, DE MODO A GARANTIR UMA AMOSTRA QUANTO AOS SABERES DA PRÁTICA FORMATIVA NA ESCOLA PÚBLICA DO SERTÃO CENTRAL, JÁ QUE O HISTÓRICO BIBLIOGRÁFICO E A LEGISLAÇÃO NOS DÃO MARGEM PARA CONHECERMOS DE FORMA TEÓRICA COMO É PROPOSTA A FORMAÇÃO DOCENTE, SUAS CONQUISTAS AO LONGO DOS TEMPOS E SEUS DESAFIOS DE OUTRORA AO MUNDO CONTEMPORÂNEO.