A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É UMA MODALIDADE QUE TEM CONTRIBUÍDO NOS ÚLTIMOS ANOS DE MANEIRA EXPRESSIVA PARA ASSEGURAR O ACESSO E A QUALIDADE DESTE SEGMENTO EDUCATIVO PARA TODA UMA POPULAÇÃO. ALÉM DE CONSTRUIR A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO, REFLEXIVO E AUTÔNOMO. NO PONTO DE VISTA DOCENTE, UMA MODALIDADE ÍMPAR, POIS EXIGE DO PROFESSOR O ENCONTRO DE DIVERSAS EXPERIÊNCIAS, ALUNOS COM DIVERSAS REALIDADES, DISTINTAS FAIXAS ETÁRIAS, DIFERENTES HISTÓRIAS DE VIDA E COM UMA GRANDE PLURALIDADE DE SEUS SUJEITOS. O TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DISCUTIR O ENSINO DE GEOGRAFIA E SUA RELAÇÃO COM O PROFESSOR E OS RECURSOS DIDÁTICOS DISPONÍVEIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. A PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO. A METODOLOGIA DA PESQUISA CONSISTE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DOCUMENTAL. POR SUA VEZ, ESSAS INFORMAÇÕES, APONTAM A EJA SE CONSTITUI COMPLEXA, POR SER UMA MODALIDADE DE ENSINO DIFERENCIADO, DE MODO QUE TORNA O ALUNO CAPAZ DE INFLUENCIAR O MUNDO EM QUE VIVE DE FORMA POSITIVA, POIS DIAGNOSTICA A AQUISIÇÃO DE VÁRIAS HABILIDADES, INTERPRETAR TEXTOS, ELES VIVENCIAM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO, PROPORCIONADO PELA EDUCAÇÃO. A DISCIPLINA GEOGRAFIA DENTRO DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROPORCIONA AOS ALUNOS UMA DIVERSIDADE DE CONTEÚDOS PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER. O PROFESSOR DESEMPENHA UM PAPEL EM SALA DE AULA CAPAZ DE DESPERTAR EM SEU ALUNO INTERESSE PELA DISCIPLINA, EMBORA ALGUNS ALUNOS NÃO SE INTERESSEM POR OUTRAS DISCIPLINAS ALÉM DA GEOGRAFIA.