O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR AS VIVÊNCIAS E PERCEPÇÕES CONSTRUÍDAS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO INTITULADO “LEITORES E AUTORES: UM UNIVERSO DE FANTASIAS E DESCOBERTAS”, PROTAGONIZADO PELA TURMA DO INFANTIL III DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROJETO NASCENTE. PARA TANTO, OPTAMOS PELA ABORDAGEM QUALITATIVA, REALIZADA POR MEIO DE APROFUNDAMENTO TEÓRICO CONSTITUÍDO DE REVISÃO DE LITERATURA EM TEÓRICOS QUE DISCORREM SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, TAIS COMO: OLIVEIRA (2011), ANDRADE (2010), CARVALHO (1982) DENTRE OUTROS. UTILIZOU-SE TAMBÉM A PESQUISA DOCUMENTAL VOLTADA A ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017) E SEUS DELINEAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM, E, A EFETIVAÇÃO DE UMA PESQUISA-AÇÃO QUE CONSTOU DA EXECUÇÃO DO REFERIDO PROJETO PEDAGÓGICO. DE MODO GERAL FOI POSSÍVEL CONFRONTAR E AO MESMO TEMPO BUSCAR EFETIVAR OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PRECONIZADOS PELA BNCC (2017), UMA VEZ QUE AO LONGO DO PROJETO FOI POSSÍVEL EXPLORAR AÇÕES DIDÁTICAS QUE ENGLOBARAM A PERSPECTIVA CURRICULAR E FORMATIVA PRESENTE NOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA. A REALIZAÇÃO DESTA AÇÃO FEZ-SE MUITO IMPORTANTE PARA NOSSA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E COMPREENSÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA SOBRE O TRABALHO COM A LINGUAGEM JUNTO AOS PEQUENOS. MAS FOI AINDA MAIS SUBSTANCIAL PARA OS EDUCANDOS QUE PUDEREM EFETIVAR OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO E AMPLIAR SUAS HABILIDADES E CONHECIMENTOS DE MODO A CONSTITUIR SUA FORMAÇÃO INTEGRAL, TENDO COMO EIXO A LUDICIDADE E AS INTERAÇÕES.