O PRESENTE ARTIGO FAZ UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NO MUNDO GLOBALIZADO. HÁ UMA ABORDAGEM INICIAL MOSTRANDO QUE A OBSESSÃO QUE AS ESCOLAS TÊM EM SE INFORMATIZAR NÃO PODE INTERFERIR NO PAPEL PRINCIPAL DESSE TIPO DE REFORMA, QUE É O DE CONSTRUIR UM NOVO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COM AUXILIO DE NOVAS TECNOLOGIAS E DE SER UM ELO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA OS ALUNOS QUE NÃO TEM ACESSO À INFORMÁTICA. LOGO EM SEGUIDA SÃO ABORDADAS AS DIFICULDADES INERENTES A ESSA TRANSFORMAÇÃO, QUE PRECISAM PASSAR POR PROCESSOS BUROCRÁTICOS E LENTOS PARA SEREM APLICADAS E A ESCOLA PRECISA TAMBÉM REPENSAR E MUDAR SEU CURRÍCULO CONSTANTEMENTE PARA SE ADEQUAR ÀS MUDANÇAS DO MUNDO AO SEU REDOR. OUTRA DIFICULDADE CITADA É A DA ADAPTAÇÃO DO PROFESSOR QUANTO AOS RECURSOS QUE ELE POSSUI PARA SUA AULA, POIS MUITOS SÃO RESISTENTES AO SEU USO, OU POR DESINFORMAÇÃO OU POR FALTA DE CONHECIMENTO TÉCNICO. POR CONSEGUINTE, DE TODAS AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO ENSINO, É TRATADA NESSE TEXTO O USO DAS MÍDIAS DE VÍDEO E SUA IMPORTÂNCIA, NA FORMAÇÃO DOCENTE, NO USO NA SALA DE AULA E POR FIM COMO ENSINO COMPLEMENTAR ATRAVÉS DO YOUTUBE. MOSTRA-SE COMO O USO DESSA MÍDIA É EFICAZ NO ENSINO, QUANDO VISTA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA.