EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS: REFLEXÕES SOBRE A APLICABILIDADE DA LEI 10.639/03 NA ESCOLA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60089 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5781 "inscrito_id" => 13350 "titulo" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS: REFLEXÕES SOBRE A APLICABILIDADE DA LEI 10.639/03 NA ESCOLA" "resumo" => "A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CONFIGURA-SE ENQUANTO TEMA DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA SER DISCUTIDA NO ESPAÇO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE COM A APROVAÇÃO DA LEI 10.639/03 QUE TRATA DA OBRIGATORIEDADE DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DAS REDES PÚBLICAS E PRIVADAS DE ENSINO. NESTE SENTIDO, ESTA PESQUISA BUSCOU COMPREENDER COMO A ESCOLA TEM TRABALHADO A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS SOB A LUZ DA LEI 10.639/3, IDENTIFICANDO QUAIS AÇÕES SÃO ADOTADAS PELA ESCOLA, NOS POSSÍVEIS CASOS DE RACISMO, BEM COMO ANALISAR SE OS DISCURSOS PROFERIDOS CONDIZEM COM A PROPOSTA DA REFERIDA LEI. PARA FUNDAMENTAR AS DISCUSSÕES, APOIAMO-NOS EM AUTORES COMO MUNANGA (2005), GOMES (2005), CAVALLEIRO (2000) E ALGUNS DOCUMENTOS LEGAIS COMO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO – LDB Nº 9394/96 E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS – DCN´S PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DA HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. PORTANTO, ESTA FOI UMA PESQUISA DE CAMPO, DE NATUREZA QUALITATIVA, EM QUE FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO DE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS À GESTORES E PROFESSORES. CONCLUÍMOS QUE, NO ESPAÇO ESCOLAR, FAZ-SE NECESSÁRIO A ADOÇÃO DE POSTURAS MAIS FIRMES NO COMBATE AOS ATOS DE RACISMO, BEM COMO APROPRIAÇÃO DA LEGISLAÇÃO POR MEIO DE MOMENTOS DE FORMATIVOS OFERECIDOS À COMUNIDADE ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO,, ESCOLA,, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS,, LEI 10.639/03." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID13350_03102019215805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "danielejmc2008@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60089 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5781 "inscrito_id" => 13350 "titulo" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS: REFLEXÕES SOBRE A APLICABILIDADE DA LEI 10.639/03 NA ESCOLA" "resumo" => "A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CONFIGURA-SE ENQUANTO TEMA DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA SER DISCUTIDA NO ESPAÇO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE COM A APROVAÇÃO DA LEI 10.639/03 QUE TRATA DA OBRIGATORIEDADE DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES DAS REDES PÚBLICAS E PRIVADAS DE ENSINO. NESTE SENTIDO, ESTA PESQUISA BUSCOU COMPREENDER COMO A ESCOLA TEM TRABALHADO A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS SOB A LUZ DA LEI 10.639/3, IDENTIFICANDO QUAIS AÇÕES SÃO ADOTADAS PELA ESCOLA, NOS POSSÍVEIS CASOS DE RACISMO, BEM COMO ANALISAR SE OS DISCURSOS PROFERIDOS CONDIZEM COM A PROPOSTA DA REFERIDA LEI. PARA FUNDAMENTAR AS DISCUSSÕES, APOIAMO-NOS EM AUTORES COMO MUNANGA (2005), GOMES (2005), CAVALLEIRO (2000) E ALGUNS DOCUMENTOS LEGAIS COMO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO – LDB Nº 9394/96 E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS – DCN´S PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DA HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. PORTANTO, ESTA FOI UMA PESQUISA DE CAMPO, DE NATUREZA QUALITATIVA, EM QUE FORAM UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO DE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS À GESTORES E PROFESSORES. CONCLUÍMOS QUE, NO ESPAÇO ESCOLAR, FAZ-SE NECESSÁRIO A ADOÇÃO DE POSTURAS MAIS FIRMES NO COMBATE AOS ATOS DE RACISMO, BEM COMO APROPRIAÇÃO DA LEGISLAÇÃO POR MEIO DE MOMENTOS DE FORMATIVOS OFERECIDOS À COMUNIDADE ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO,, ESCOLA,, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS,, LEI 10.639/03." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID13350_03102019215805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE DE JESUS MOREIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "danielejmc2008@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }